Memorial da Resistência promove tarde de lançamento de livros

 Evento acontece no dia 2 de setembro, às 14h00, com entrada gratuita, e lançará obras sobre o massacre do Carandiru e a ditadura civil-militar brasileira, com a presença dos autores

 

capa_rua_tutoia

“Depois da Rua Tutoia” (11 Editora), de Eduardo Reina

No dia 2 de setembro, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizará mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento será às 14h00 e lançará quatro livros sobre a ditadura civil-militar brasileira e um sobre o massacre do Carandiru, que estarão à venda no dia do evento. Conheça os títulos e os autores:

 

Beijo Amordaçado, de Cláudio Ferreira

Livro mostra a censura sobre as telenovelas exibidas entre 1964 e 1988, baseado em pesquisa no Arquivo Nacional, que guarda os pareceres dos censores sobre todos os capítulos das novelas deste período. Também é examinada a correspondência entre a Censura e as emissoras que produziam novelas. Cláudio Ferreira é jornalista e trabalha na Rádio Câmara (Brasília). Autor também de “A Dinâmica dos Reality-Shows na TV aberta brasileira” (Ed. Universa, 2010) e “Cerrado em Close – Histórias dos Primeiros Anos da Televisão em Brasília” (Editora Ler, 2012).

 

Depois da Rua Tutóia, de Eduardo Reina

Em seu romance de estreia, o jornalista Eduardo Reina conta a triste e violenta história do sequestro de um bebê por agentes da repressão na ditadura em São Paulo – e como essa mulher viveu depois desse conturbado período. Ficção baseada em histórias reais de pessoas que viveram, lutaram contra, sofreram ou apoiaram a repressão nas décadas de 1960/70. Eduardo Reina é jornalista e foi diretor de redação em São Paulo e no interior. Ganhou prêmios como o Abril (1986, 1987), Estado (2010) e Imprensa Sindical (1993).

 

Documentos (In)Visíveis – arquivos da ditadura militar e acesso à informação em tempos de justiça de transição no Brasil, de Vicente AC Rodrigues

A obra aborda os arquivos de inteligência e de polícia política da ditadura estabelecida no Brasil em 1964. Vicente é mestre em Direito pela UFRJ, membro do grupo de pesquisa do CNPq Trabalhadores e Ditadura Civil-Militar no Brasil (PUC-Rio), assessor da direção-geral do Arquivo Nacional para o tema Memória, Verdade e Justiça e membro da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil – Memórias Reveladas e do conselho do projeto Opening the Archives (Brown University, EUA).

 

Ditadura e Transição Democrática no Brasil – o golpe de Estado de 1964 e a (re)construção da democracia, de Inez Stampa

A coletânea apresenta reflexões sobre o regime de exceção vigente no Brasil entre 1964 e 1985 e debate o processo de transição democrática no país. Inez Stampa é doutora em serviço social pela PUC-Rio, onde é professora do Departamento de Serviço Social.  Lidera o grupo de pesquisa do CNPq Trabalhadores e Ditadura Civil-Militar no Brasil (Trappus/PUC-Rio). No Arquivo Nacional, atua como coordenadora do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas, e é vice-presidente da Comissão de Altos Estudos do Memórias Reveladas.

 

À Espera da Verdade, de Haroldo Ceravolo

Livro aborda a participação de civis no conluio e na consolidação da ditadura bonapartista que se abateu sobre o país no período de 1964 a 1985. O autor é jornalista e trabalhou na Folha de São Paulo como correspondente em Paris e nas editorias Brasil, Cadernos Especiais e Ilustrada. No jornal O Estado de S. Paulo, foi repórter do Caderno 2, especializado em literatura. Atualmente, é editor da home page do portal UOL.

memorial

 

PROGRAMAÇÃO

14h00 – Boas vindas – Marília Bonas (Coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo)
14h10 – Coordenação – Oswaldo Santos Junior 

14h20 – Mesa Redonda

 

 

Memorial da Resistência

Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz – Auditório Vitae – 5º andar

Telefone: (11) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)

Entrada Gratuita

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s