Fim de Semana em Família recebe minifestival de artes visuais itinerantes com oficinas de xilogravura, serigrafia e fotografia

Selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, um dos principais programas de fomento à produção de arte e cultura do país, o Festival Volante chega ao Itaú Cultural em formato destinado para a família, com atividades ministradas por diversos ateliês móveis; como é tradição a petizada encontra, ainda, o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca

FOTOMOBIL_01_Credito Ligia Minami

FOTOMOBIL (Foto de Ligia Minami)

Realizado pela primeira vez em Campinas (SP), com apoio do Rumos Itaú Cultural 2015-2016, o Festival Volante, contemplado chega ao instituto nos dias 9 e 10 de setembro, voltado para crianças e adultos. Criado pelo Xilomóvel – Ateliê Itinerante em parceria com a Confraria dos Ventos, conta com a presença de estúdios móveis de artes visuais ambulantes que brincam com as fronteiras entre a arte, mobilidade e público. São oficinas de xilogravura, serigrafia, impressão com tipos móveis e oficina de fotografia sem câmera, além de vivências de pintura e composição musical e uma feirinha de publicações independentes. As atividades acontecem dentro do Fim de Semana em Família, que, como sempre, coloca à disposição do público mirim o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca, que ajudam a despertar o interesse pelos livros.

Xilomovel_01_foto Vitor Damiani

Xilomovel (Foto de Vitor Damiani)

A Sericleta é uma bicicleta equipada com toda a estrutura necessária para a impressão de serigrafias. Tem telas gravadas com vários temas e imagens, tintas, entre outras coisas. Nela, os participantes acompanham a impressão da imagem escolhida, podendo ser usada mais de uma cor, ou seja, uma tela e uma impressão para cada. Também em uma bicicleta, modificada, o Ateliê Nômade realiza a oficina Impressão com Tipos Móveis. Todos os equipamentos necessários para a produção de xilogravuras estão em uma caixa acoplada à bike, inclusive uma prensa para gravura do tipo “prelo”, feita com madeiras brasileiras pelo artista Lucas Rosa, com técnicas da marcenaria tradicional.

O Xilomóvel ministra uma oficina de impressão, atividade na qual os participantes brincam de imprimir matrizes de xilogravura recortadas. Os diversos clichês de madeira podem ser montados livremente pelos participantes, utilizando cores de tinta gráfica e equipamentos profissionais, como o rolo de entintagem e a prensa. Em Brincando de Azul, o Fotomóbil Narrativas da Luz entrega aos jovens aprendizes folhas de papel sensíveis à luz, para “fotografar” todas as composições colocadas sobre sua superfície: desenhos feitos sobre papel vegetal misturados a objetos disponibilizados na oficina, como barbantes, folhas, clips, dobraduras, tecidos. Elas serão reveladas em água e o resultado será imagens com o característico azul da cianotipia, técnica fotográfica de impressão do século 19.

Sons que saem de tintas, um quadro de pintura como instrumento musical e qualquer um podendo ser um compositor, mesmo sem saber a teoria, é a experiência que a família terá em Pimu – Vivência de Música Pintada, uma Lousa de Desenho Musical Interativo. A medida em que o público vai desenhando, os sons vão surgindo e a música se compondo. Conduzida por Vitor Moreira, esta atividade torna o pensamento composicional mais visível e acessível a todos. Além da atividade interativa haverá também uma demonstração musical.

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Como já é tradição no Fim de Semana em Família, a partir das 11h30, o público tem a opção de começar a se divertir com o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. Um exemplo é o livro A Imagem, de Gallimard Jeunesse, que explica como as imagens são reproduzidas e como funciona uma máquina fotográfica.  Essa e outras histórias podem ser lidas no Cantinho da Leitura, onde estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas. Na Feirinha de Troca, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores e voluntários estão à postos para ajudar no que for preciso.

RUMOS 

O Itaú Cultural mantém o programa Rumos desde 1997. Este que é um dos primeiros editais públicos do Brasil para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros, já ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos de todos os estados do país. Destes, foram contempladas cerca de 1,3 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento das obras selecionadas nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos, até agora, por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos escolhidos.

Nesta edição, da qual o instituto apresenta Narrativas do Invisível – Mostra Rumos 2015-2016, com 24 trabalhos de 117 projetos escolhidos entre mais de 12 mil inscritos vindos de todo o país e do exterior, as propostas foram examinadas, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 30 avaliadores contratados pela instituição entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 22 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição.

Ateli ¬ Nomade_01_credito Ateli ¬ Nomade

Ateliê Nômade

Fim de Semana em Família

Minifestival Volante – Artes Visuais Itinerantes
Rumos Itaú Cultural 2015-2016
Dias 9 e 10 de setembro
Das 14h às 18h
Distribuição de senhas: das 13h30 às 17h30
Piso térreo: acesso livre
Sala Multiúso: lotação máxima 80 pessoas (no caso de lotação, o acesso será rotativo)
Classificação livre – atividades melhor aproveitadas por crianças a partir de 5 anos acompanhadas com os pais
Entrada Gratuita
Interpretação em Libras

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
9 e 10 de setembro (sábado e domingo)
Das 11h30 às 16h30
Piso térreo

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
http://www.itaucultural.org.br
http://www.twitter.com/itaucultural
http://www.facebook.com/itaucultural
http://www.youtube.com/itaucultural
http://www.flickr.com/itaucultural

Assessoria de imprensa: Conteúdo Comunicação
Fone: 11.5056-9800
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Karinna Cerullo: cacau.cerullo@conteudonet.com
Amanda Viana: amanda.viana@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural – Fone: 11.2168-1950
Larissa Correa: larissa.correa@mailer.com.br
Rumos Itaú Cultural – Fone: 11.2168-1906
Carina Bordalo: carina.bordalo@terceiros.itaucultural.org.br
http://www.conteudocomunicacao.com.br
http://www.twitter.com/agenciaconteudo
http://www.facebook.com

libras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s