A INVENÇÃO DE MOREL: LEITURA DE UM FRAGMENTO é uma performance prevista para ocorrer dentro do projeto de exposição SALA DE LEITURA, com curadoria de Galciani Neves.
Trata-se de uma ação realizada por duas leitoras artistas, a partir do fragmento original em espanhol do texto La invención de Morel de Adolfo Bioy Casares, e sua tradução livre organizada por Maura Grimaldi. Ao lado de Anna Aggio, Maura articula as relações do corpo e da voz dentro do espaço expositivo e propõe a experiência de duplicação dos indivíduos através das projeções de vozes simultâneas.
Maura Grimaldi é mestre pelo programa de Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), bacharel em Artes Plásticas pela mesma instituição, e mantém um trabalho como pesquisadora e artista.
Sala de Leitura é um espaço compartilhado. Os textos são as obras e a fruição passa pelas constantes trocas entre os tempos públicos e as reverberações individuais diante daquilo que se lê, possibilitando experiências outras se comparadas com a leitura de textos em um livro. São 15 textos/obras distribuídos em painéis que remetem a páginas soltas na exposição. O público é convidado a circular pelos textos. Seu espaço de ação é o mesmo deste livro expandido.
O projeto teve sua primeira edição realizada na Oficina Cultural Oswald de Andrade em 2013. Em São Carlos, ele reúne textos já apresentados nesse primeiro momento e novos trabalhos que juntos ocupam a convivência da unidade a partir de um desenho do arquiteto Marcus Vinícius Santos.
DIA 9, SÁBADO, DAS 12H10 ÀS 18H05.
Período: Do meio dia solar ao sol poente
Local: Exposição Sala de Leitura – Sesc São Carlos (Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jardim São Carlos)