Sarau Pretas Peri comemora três anos de resistência na Zona Leste de São Paulo

IMG_3985

Sarau Pretas Peri é um coletivo de mulheres negras e artistas da zona Leste de são Paulo, que realizam com foco na cultura periférica e empoderamento da mulher. O sarau acontece com intervenções e performances unindo diversos elementos como a dança, a música, poesia, hip hop através do rap, traçando sempre resgatar sua ancestralidade, tendo sempre um (a) artista especial convidada (o) e o microfone aberto que possibilita a participação do público com qualquer manifestação artística. É um sarau realizado de maneira permanente na região da zona leste/ Itaim Paulista e também de maneira itinerante quando há convites fora de são Paulo.

O sarau pretas peri nasce em 2014 com inspiração no SarauOqueDizemOsUmbigos onde foi o primeiro sarau em que Jô Freitas participou e quis levar essa arte para seu bairro no jardim Camargo Velho, seu grande motivador desde início foi o também poeta e ator Daniel Marques, na qual a idealizadora diz que ele é o principal responsável pela existência do Pretas Peri, pois inicialmente era apenas Jô Freitas na organização, a poeta diz que esse e todos os saraus Pretas Peri será para resgatar a alegria, sabedoria e importância da arte periférica assim sempre pautada nas ações do poeta inspirador.

Diga o que quiser eu vou ser feliz à beça

Daniel Marques da Silva

 

Organizadoras

O sarau Pretas Peri é idealizado pela atriz e poeta Jô Freitas, essa artista nordestina e adotada por são Paulo se denomina cenopoeta, por vir do teatro, da poesia e da dança, seu trabalho poético está neste universo “performático” sendo um grande diferencial na cena cultural poética, seu trabalho fala essencialmente da mulher, negra, nordestina, periférica. Através da arte, da poesia a artista viajou para o Equador em 2016 e 3 vezes ao Peru realizando trabalhos com a poesia e o teatro. Pretas Peri também tem como poetas integrantes a Tayla Fernandes que é atriz, articuladora cultural nos coletivos Sarau Pretas Peri e Ashanti, ambos atuantes nas periferias de São Paulo, também poetisa, slammer e arte-educadora atuante nas cenas de saraus e ações culturais de São Paulo e região, tendo como foco o empoderamento das periferias e grupos socialmente menos contemplados no consumo cultural e a Juliana de Jesus Neta/Filha Dona Tereza Josefa de Jesus. Artevista e militante, mobiliza ações na zona leste de são Paulo, na companhia de seus(a) Parças, Família, Aliados. Integrante do Sarau Pretas Peri e do bloco afropercussivo ZUMBIIDO, dançarina e amante das danças diasporóricas, Póeta, raper, iluminadora e auxiliar de iluminação na Tv cultura.

Além de ser um coletivo de mulheres negras o sarau também conta com outros artistas da região que contribuem, que somam e sonham com as Pretas Peri…

 

São eles: O Musico Yunei Rosa, o integrante do grupo de Rap De Loná e Kombuteco- Karosso e Evelin da Silva, o Poeta Antônio Henrique e Renata Ribeiro. Pretas Peri é uma comunidade, é uma resistência com o ideal de luta pela arte periférica. Em 3 anos houve em torno de 30 saraus, mais de 70 convidados, 50 grupos teatrais e musicais e média de 70 pessoas por evento sendo em média total de 10 mil pessoas.

Neste mês de setembro haverá o sarau de aniversário que acontecera dia 24 as 16hrs realizado no bairro Jardim Camargo Velho-Itaim Paulista na praça entre a rua Vicente reis s/n e Manoel Alvares Pimentel s/n próximo ao ponto final do ônibus Jardim Camargo Velho.

É possível conferir o trabalho do Sarau Pretas Peri no facebook  e Canal youtube 

 

Confira a programação completa do dia do evento

16h Dança circular Ariane marques

17h Grupo de samba de coco Semente Criola

18h Slam Vale nada

19h batucafro

20 h Microfone aberto

Convidados

H-TÁ intervenção poética

Intervenção “Corpo que Carrega” de Mariana Ramos

OqueDizemOsUmbigos

Música com Yunei Rosa

 Tema rap

 Ck Mc

 De Loná

21h show Indy Naíse

 Trançando as crianças com evelyn badu

Flozinha Princy Princy– pintura infantil

Lançamento do livro Vicio de Mariana Felix

Cobertura do evento Tv Gica e monomito Filmes

Para contratação e convites Contato: pretasperi@gmail.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s