
A jornalista Adriana Couto será a mediadora oficinal da FLIM 2017 (Foto: Jair Magri)
A FLIM, Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha chega a sua quarta edição em 2017. Ela ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de setembro, e segue o seu percurso inicial em realizar uma Festa Literomusical para explorar os desafios do fomento à leitura com a música e a poesia compondo sua programação. Assim como as edições anteriores, a FLIM 2017 contará com três dias de uma intensa e diversificada programação cultural gratuita com mesas literárias onde escritores e especialistas se encontram para debater temas da atualidade sob mediação de um convidado; shows musicais, teatro, atividades lúdicas como caminhadas poéticas e contações de histórias para crianças, lançamento de livros, saraus e oficinas atraem a participação do público juvenil, somando mais de 50 atividades num fim de semana.

Antonio Nóbrega
A missão de firmar-se como um festival de qualidade no circuito alternativo de fomento à literatura vem sendo conquistada com a linha curatorial que teve nos primeiros anos com Alberto Martins, escritor, tradutor e editor respeitado e premiado no segmento literário. A edição 2017 da FLIM inova ao convidar um novo curador com atributos e características bem diferentes. Marcelino Freire deve trazer pluralidade e uma atmosfera bem contemporânea à festa. Autor, entre outros, dos livros “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial) e Contos Negreiros (Editora Record – Prêmio Jabuti 2006).

Ariabo Kezo, Carlos Rennó e Chico César
Como marca de sua contemporaneidade a FLIM 2017 elege o tema Translinguagens, que representa uma síntese das várias formas que a linguagem pode se apresentar, atravessando a literatura, se conectando a outros meios de expressão, envolvendo a arte escrita, desenhada, pintada, expressa com tinta, com palavras, com o corpo.
A FLIM é democrática com 100% de acesso gratuito às suas atividades e é inclusiva, viabilizando a participação de portadores de deficiência auditiva, visual ou motora. A programação é impressa em braile e todas as mesas de reflexão tem tradução em libras.
Com concepção e execução da AFAC – Associação para o Fomento da Arte e da Cultura, a FLIM é propulsora da valorização cultural e de sua diversidade na região. A exemplo das duas primeiras edições, que somaram um público total de 35.000 pessoas, escritores e músicos são convidados para mesas de reflexões entre outras interfaces artísticas da programação.

Canções Velhas Para Embrulhar Peixes
A quarta edição que já conta com o patrocínio da GERDAU, POLIEDRO, Construtora Tavares Filho, Vale Sul Shopping, IOV – Instituto de Oncologia do Vale e parceria de instituições como SESC, Edições SESC, SESI, SENAC e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, apoio da UNIMED, GPM Comunicação, Hotel Ema Palace, Haruf Especialidades Árabes e Nibs Juice Bar, promoção da Rádio Jovem Pan e Jornal O Vale, gestão cultural da AFAC e realização pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

As Bahias e a Cozinha Mineira
FLIM 2017 – Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha
Abertura
15/09 | Sexta-feira
Horário: 18h
Programação FLIM
15/09 (sexta) | Horário: 18h às 22h
16/09 (sábado) | Horário: 10h às 22h
17/09 (domingo) | Horário: 10h às 15h
Local: Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila Adyanna)
Entrada Franca
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FLIM 2017 (clique aqui)
Link da Página Oficial (clique aqui)
CADERNO DE PROGRAMAÇÃO