Itaú Cultural realiza a Ocupação Inezita Barroso

Em sua 36ª edição, o programa Ocupação Itaú Cultural homenageia a cantora, instrumentista, pesquisadora e apresentadora Inezita Barroso (1925-2015). Com curadoria do violeiro Paulo Freire e da equipe do instituto, a exposição fica em cartaz entre os dias 27 de setembro e 5 de novembro de 2017.

Antes de comandar por quase 35 anos o Viola, Minha Viola – o mais longevo programa musical da televisão brasileira –, Inezita já era considerada uma das mais importantes intérpretes e divulgadoras do cancioneiro caipira e de outras manifestações da música nacional de raiz. Além de gravar mais de 80 discos, atuou no cinema e esteve à frente de programas de rádio.

Com manuscritos e registros sonoros e audiovisuais, nos quais Inezita narra seus próprios passos, a exposição ainda traz uma série de materiais que a homenageada coletou ao longo de toda a vida – como fotos pessoais, bilhetes de fãs e recortes de jornais e revistas. Graduada em biblioteconomia, ela soube preservar muito bem seu acervo.

A mostra sobre Inezita integra um ciclo que o Ocupação dedica a mulheres fundamentais da arte e da cultura brasileiras. Em 2017, o programa já celebrou a trajetória da atriz Laura Cardoso, da escritora Conceição Evaristo e da crítica de arte Aracy Amaral.

A partir do dia de abertura da exposição, o site do Ocupação traz parte do que é apresentado na exposição e outros conteúdos, como entrevistas em vídeo com parentes e colegas de Inezita. Até lá, acesse a página e conheça a história dos outros 35 artistas e grupos homenageados pelo programa.

inezita-barroso-viola-minha-viola

Ocupação Inezita Barroso

abertura
quarta 27 de setembro de 2017
às 20h

visitação
quinta 28 de setembro a domingo 5 de novembro de 2017
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h

piso térreo

Entrada gratuita

Itaú Cultural

Avenida Paulista 149
Estação Brigadeiro do metrô

libras

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s