Casa das Rosas realiza cursos e oficinas literárias gratuitas; confira a programação

Entre os destaques da programação estão uma oficina de selfie e homenagem à Clarice Lispector

 20101102110004!Clarice_Lispector

Prepare-se! Entre os meses de outubro e dezembro, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos preparou uma programação imperdível para quem gosta de aprender e deseja ampliar o seu conhecimento sobre o universo literário. São palestras e oficinas sobre Clarice Lispector, Álvares de Azevedo e outros. A Casa das Rosas integra a Rede de Museus-Casa Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

 Para Amar Clarice, curso ministrado por Emília Amaral, abre a programação e homenageia a escritora Clarice Lispector no ano em que se completam 40 anos de sua morte. A atividade, que pretende explorar as características de sua obra, acontecerá às quartas-feiras, entre os dias 4 e 25 de outubro, às 19h.

A partir do dia 7 de Outubro às 15h, acontece a oficina Selfie – Semiótica do Autorretrato, Desenho e Observação, que apresentará a semiótica da representação visual, os fundamentos teóricos e a prática do desenho, elementos que estabelecem paralelo entre a selfie e o autorretrato, a fotografia e o desenho.

Finalmente, dentro do Ciclo São Paulo Arte e Literatura, o museu realiza o curso A Literatura Brasileira: do Romantismo ao Modernismo, ministrado por Fabrício César de Oliveira. Durante as aulas serão discutidas desde as narrativas românticas do século 19, até o movimento antropofágico do Modernismo no século 20. Os encontros serão nos dias 24, 25 e 27 de outubro, às 19h.

CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo – Avenida Paulista – o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

POIESIS

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Confira a programação completa

Curso Para Amar Clarice

Com Emília Amaral

Quartas-feiras – 4, 11, 18 e 25 de outubro – às 19h

No ano em que se completam 40 anos da morte de Clarice Lispector, a Casa das Rosas presta homenagem à grande escritora realizando este curso especial sobre sua obra, que se destaca pela densidade na busca dos mais profundos mistérios humanos.

Curso A Imortalidade da Lira: Álvares de Azevedo (do século 19 ao século 21) 

Com Luciana Fátima

Sextas-feiras – 6, 20 e 27 de outubro – às 19h

O curso propõe uma viagem no tempo por meio da obra do poeta Álvares de Azevedo. A partir de suas origens e influências, o universo literário do autor será desvendado, reconstruindo seu percurso lírico-narrativo até chegar à herança deixada por ele em produções contemporâneas.

Oficina Selfie – Semiótica do Autorretrato, Desenho e Observação

Com Rozélia de Medeiros e Frederico Morbach de Medeiros

Sábados – 7, 14, 21 e 28 de outubro – às 15h

A oficina apresentará a semiótica da representação visual, fundamentos teóricos e a prática do desenho no paralelo entre a selfie e o autorretrato, a fotografia e o desenho.

Curso A Literatura Brasileira: do Romantismo ao Modernismo

Com Fabrício César de Oliveira

Terça, quarta e sexta-feira – 24, 25 e 27 de outubro – às 19h

As narrativas românticas do século 19 no Brasil cumpriram um papel ideológico, estético e ético fundador da nossa literatura, embora ainda muito colonizada. Tal colonização só seria rompida por traços e gestos inteligentes da literatura de Manuel Antônio Almeida, Machado de Assis, Lima Barreto e Mario de Andrade, e pela voz potente da Antropofagia Cultural no Modernismo do Século 20.

Curso A Singularidade do “Eu” de Augusto dos Anjos 

Com Daniel Candeias

Sextas-feiras – 10, 17 e 24 de novembro – às 19h

É quase uma unanimidade entre os leitores e a crítica que a obra de Augusto dos Anjos possui características tão próprias que lhe conferem uma posição de isolamento na tradição literária brasileira. A proposta do curso é investigar as particularidades dessa obra, de modo a desatar seus principais fios condutores e sentidos.

Curso Poesia Brasileira de Invenção: do Modernismo à Poesia Concreta

Com Omar Khouri

Terça, quarta e sexta-feira – 21, 22 e 24 de novembro – às 19h

Abordagem, a partir de considerações de Ezra Pound, Roman Jakobson e Haroldo de Campos, da poesia brasileira mais voltada para a pesquisa e a experimentação, do primeiro Modernismo à Poesia Concreta. O curso buscará compor uma antologia de criações norteadas pelo rigor, realizando análise dos poemas, e tratará do universo dos livros e revistas que veicularam esse tipo de produção textual.

Oficina Escritor em Cena: Universo Literário e Dramaturgia

Com Flavio Viegas Amoreira

Terça, quarta e sexta-feira – 5, 6 e 8 de dezembro – às 19h

Oficina de criação literária a partir de textos de Anton Tchekhov, Jean Genet, Octavio Paz e Peter Brook, discutindo a utilização da prosa e da poesia na construção de tramas teatrais e de personagens.

Curso Pós-Vanguardas

Com Reynaldo Damazio

Terça, quarta e sexta-feira – 5, 6 e 8 de dezembro – às 19h

No contexto pós-utópico e de (des) continuidade das vanguardas do século 20, a produção da poesia brasileira contemporânea busca, por meio de múltiplos registros e estéticas, manter alguma potência de invenção, do pop ao rap. O curso propõe um diálogo sobre a pluralidade das manifestações poéticas na atualidade.

casa-das-rosas-II

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.

Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).

Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s