Inscrições abertas para a Oficina de Roteiro com Mulheres Negras

Evento acontece em novembro e tem aulas ministradas pelo roteirista e escritor cubano Eliseo Altunaga

Sem título

Estão abertas até 15 de outubro as inscrições para a Oficina com Roteiristas Negras 2017, uma parceria entre o Espaço Itaú de Cinema e o site Mulheres Negras no Audiovisual Brasileiro. O evento, que acontece entre os dias 2 e 5 de novembro em São Paulo, selecionará 15 realizadoras negras para trabalhar seus argumentos de curtas-metragens em aulas práticas e teóricas conduzidas pelo escritor cubano Eliseo Altunaga. O intuito é proporcionar diálogos e reflexões que ajudem a desenvolver personagens, estruturas narrativas e roteiros para o desenvolvimento de projetos autorais de curtas-metragens. A elaboração dos projetos busca ampliar a presença de roteiristas negras no mercado audiovisual brasileiro.

Para se inscrever na oficina, as realizadoras devem preencher o formulário de inscrição e enviar um arquivo com o argumento do curta-metragem no formato PDF, .doc ou .docx com no máximo uma página e quatro páginas de um roteiro de sua autoria. Serão aceitos argumentos de ficção original ou adaptações literárias – mediante autorização das(os) autoras(es) quando a obra não for de domínio público -; projetos de curta-metragem documentário; curta-metragem híbrido (que misturem ficção e documentário); ou experimental criados por mulheres negras (cis ou trans), maiores de 18 anos, que sejam brasileiras natas ou naturalizadas, residentes no Brasil nos últimos dois anos.

A comissão, formada por mulheres roteiristas e produtoras, selecionará 15 argumentos, sendo 7 de autoras residentes da Grande São Paulo e 8 de autoras residentes fora da Grande São Paulo. Os argumentos serão escolhidos a partir dos critérios visão original, estrutura, personagens (quando houver) e viabilidade. A seleção será divulgada no site Mulheres Negras no Audiovisual Brasileirono dia 23 de outubro.

Para mais informações, leia o regulamento da Oficina de Roteiro com Mulheres Negras.

Além da oficina, Eliseo vai dar uma masterclass aberta ao público no dia 6 de novembro, no Espaço Itaú Augusta, em São Paulo, com retirada de ingresso uma hora antes do evento.

Sobre Eliseo Altunaga

Roteirista, consultor e escritor cubano de 76 anos, Eliseo Altunaga é Decano no Departamento de Roteiro da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV), Cuba, e nos últimos dez anos vem assessorando e co-roteirizando importantes filmes da retomada do cinema chileno, em parcerias com Pablo Larraín (“Tony Manero”, “Postmortem”, “Neruda” e “NO”) e Andres Wood (“Machuca”, “Violeta foi para o céu”). Escreveu roteiros para longa-metragens, telefilmes, séries de TV, programas para a Rádio Cubana, além de ter publicado oito romances. Professor Titular da Universidade de Arte (ISA), no Departamento de Dramaturgia e Roteiro da Faculdade de Arte, Mídia e Comunicação Audiovisual de Havana, também ministra oficinas e conferências pela América Latina e Europa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s