Editora Cousa lança, pelo selo Paralêlos, o livro ‘Fininho’, de Edmar Zorzal

Print

Fininho, uma criança tão magrinha quanto esperta, é o herói que dá título ao livro de estreia de Edmar Zorzal, a ser lançado no próximo dia 10 de outubro (terça-feira), pelo selo Paralêlos, da Editora Cousa. Nesse romance juvenil, o leitor acompanha e se emociona com as peripécias de um menino muito humilde, que questiona, sonha e persevera, vai em busca de seus sonhos, nessa jornada marcada por afetos e dores, vitórias e perdas e, sobretudo, pela determinação de realizar seus objetivos.

O autor toma como base aspectos de sua própria infância, também passada em Venda Nova do Imigrante – município onde a narrativa é ambientada. A intenção de Edmar, contudo, não foi escrever uma autobiografia. A infância por ele vivida é apenas a referência para construção de personagens e ambientes. “Não há como negar que há muito de mim em Fininho, e vice-versa. Mas acho que cada pessoa, ao ler esse livro, vai se identificar com esse menino em algum momento. Existem milhões de Fininho e Fininhas mundo afora. Homens e mulheres que tiveram trajetórias de esforço e superação, que foram meninos e meninas cheios de sonhos e questionamentos”, afirma Edmar.

Em comum com Fininho, o autor teve também uma infância humilde, praticamente sem livros em casa. E foi por meio da biblioteca da escola, incentivado pelos professores, que Edmar passou a ter contato com a literatura. “Eu tinha 12 anos de idade. O primeiro livro que li foi O Guarani. Fiquei apaixonado! De José de Alencar, fui para Machado de Assis, Graciliano Ramos e José Mauro de Vasconcelos, entre outros.”

A vontade de escrever um livro sempre acompanhou Edmar, que se formou na área de Ciências Contábeis. “Ao longo da minha vida, as pessoas elogiavam o que eu escrevia. Desde redações na escola a pareceres técnicos e trabalhos acadêmicos”, diz. A dedicação ao trabalho, na Cesan e como professor universitário, porém, não lhe proporcionou o tempo necessário para escrever ficção. “A vontade ficou guardada, até que, durante umas férias, pude mergulhar nessa história que agora trago ao público. Gostei do resultado e decidi avançar, buscando uma editora para publicá-lo, o que também não foi difícil.”

O livro, segundo o autor, não tem restrição de idade. Pode ser lido por uma criança de 10 anos, adolescentes, adultos, idosos. Para Edmar, todos levam dentro de si a criança que um dia foram. “Terei prazer em ver uma criança lendo Fininho, por saber que estou contribuindo para sua formação como leitora. E espero que ela se identifique com os questionamentos. Assim como terei muita satisfação de saber que algum adulto, ao ler o livro, foi transportado para sua própria infância. Vejo o livro como uma mensagem de otimismo e perseverança. Ao longo da vida, acontecem coisas que não estão sob nosso controle. Cabe a cada um encará-las, superá-las e seguir adiante, como faz Fininho ao longo de sua história.”

Fininho lembra ainda que sonhar ainda é permitido e que nem todas as questões da vida precisam de uma resposta urgente. Tão importante quanto a luta e a superação é a alegria de viver. E é essa alegria que o leitor encontra ao compartilhar com Fininho, o herói menino, suas aventuras em meio a pescarias, a vida na escola, as descobertas do mundo e, especialmente, ao amor de Fininho por Tangerina, o frondoso pé de mexerica do quintal de sua casa – em cujo colo o menino encontra seu aconchego.

Edmar Zorzal nasceu em Venda Nova do Imigrante, em 1959. Durante toda a vida, cultivou o amor pela contabilidade e pela literatura. É graduado em Ciência Contábeis pela Ufes e mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Ainda que tenha dedicado grande parte de sua trajetória aos números, atuando na gestão econômico-financeira da Cesan, desde a infância nomes como Guimarães Rosa, José de Alencar e Graciliano Ramos acompanham seu caminhar e dividem lugar em sua estante com livros e manuais de contabilidade. Fininho marca sua estreia como autor na literatura.

Edmar Zorzal 3 – Crédito Tiago Zanoli

Edmar Zorzal (Foto de Tiago Zanoli)

Lançamento do livro Fininho, de Edmar Zorzal

Editora Cousa (selo Paralêlos), 144 páginas, R$ 25 (preço promocional)

Quando: 10 de outubro (terça-feira), das 18h30 às 20h30

Onde: Carnielli Cafeteria do Hortomercado,

Rua Licínio dos Santos Conte, 51, Enseada do Suá, Vitória.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s