Mês da criança: Oficinas Culturais e Casa das Rosas oferecem programação especial

Cia. Trucks e Le Plat du Jour fazem apresentações gratuitas promovidas pelas Oficina Culturai Alfredo Volpi, enquanto a Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza sua primeira feira de troca de livros infantis

unnamed

Durante todo o mês de outubro a criançada tem diversão garantida nas Oficinas Culturais Alfredo Volpi e Oswald de Andrade, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo administradas pela Poiesis. Localizada na região central de São Paulo, no dia 12 de Outubro, entre às 15h00 e 18h00 a Oficina Oswald de Andrade promove a sua primeira feira de troca de livros infantis.  É uma ótima oportunidade para os pais e filhos renovarem suas bibliotecas sem custo algum. Basta levar livros de quaisquer gêneros literários e trocar por outros – a ideia é o escambo de um por um.  A única recomendação é que os livros sejam didáticos ou técnicos e estejam conservados.

No mesmo dia, as crianças são convidadas a participar do Jogo do Pintar. A proposta é que os pequenos usem a imaginação por meio da prática de pintura com guache natural sobre papel cartolina, e faça o trabalho como desejar, sem seguir moldes ou regras, o que vale é a brincadeira. Serão quatro sessões (10h00, 12h00, 14h00 e 16h00) com uma hora de duração.

Ateliê de Movimento será realizado às 11h00 e 15h00, e convida adultos e crianças a prestar atenção na sua expressão corporal. Serão usados tecidos, lenços, pesos e outros objetos que auxiliam o corpo a revelar suas necessidades. Ainda na oficina Oswald de Andrade, as crianças podem aprender e se divertir aprendendo truques de mágicas com a Cia. do Estevão Maravilha, a partir das 14h00.

Já na Zona Leste da cidade, a Oficina Cultural Alfredo Volpi apresenta no dia 17 de outubro às 15h00, no CEU Azul da Cor do Mar, o espetáculo Chapeuzinho Vermelho da conceituada companhia Le Plat Du Jour. A apresentação começa com uma grande brincadeira em que duas palhaças descobrem um armário cheio de chapéus. Esses objetos as conduzem por uma viagem incrível, onde o fio condutor é dado pela história infantil Chapeuzinho Vermelho. Cada chapéu que as duas vão encontrando define um personagem – o Lobo Mau, a Mãe, a Avó, o Caçador e a Chapeuzinho Vermelho – e a trajetória vai ficando cada vez mais divertida. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Para fechar o mês, a Oficina apresenta dia 28 de outubro, às 15h00, o espetáculo Zôo-Ilógico, da Cia Trucks. A história gira em torno de dois amigos que resolvem fazer um piquenique no zoológico, mas encontram as portas do parque fechadas. Sem desistir do passeio, eles resolvem começar uma brincadeira divertida e criam o seu zoológico particular, onde os bichos são feitos de pratos, panos, garrafas, talheres e tudo que estiver ao alcance de suas mãos. As criaturas exóticas vivem situações muito divertidas e poéticas. As famílias devem chegar com antecedência, pois serão apenas 30 vagas. Depois do espetáculo haverá uma oficina de teatro de objetos para adultos e crianças com a Cia Trucks.

Oficina Cultural Alfredo Volpi – Criada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo desde 1986, a oficina de cultura trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas, como artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

Oficina Cultural Oswald de Andrade – Primeira a ser criada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1986, trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas, como artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Jogo de Pintar – especial das crianças
Quinta-feira, 12 de outubro – das 10h às 11h, das 12h às 13h, das 14h às 15h e das 16h às 17h Oficina Cultural Oswald de Andrade
Oficina Ateliê de Movimento
Quinta-feira, 12 de outubro – das 11h às 11h50 e das 15h às 15h50
Oficina Cultural Oswald de Andrade

Oficina de Mágica
Quinta-feira, 12 de outubro, e sábado, 14 de outubro – das 14h às 16h
Oficina Cultural Oswald de Andrade

Feira de Troca de Livros – especial das crianças
Quinta-feira, 12 de outubro, e aos sábados, dias 14 e 9 de dezembro – das 15h às 18h
Oficina Cultural Oswald de Andrade

Espetáculo Chapeuzinho Vermelho
Terça-feira, 17 de outubro – das 15h às 16h
CEU Azul da Cor do Mar

Espetáculo Zôo-Ilógico
Sábado, 28 de outubro – das 15h às 16h
Oficina Cultural Alfredo Volpi

Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028
Terça a quinta das 13h às 22h. Sextas e sábados das 10h às 18h.
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e aos sábados das 10h às 18h.
oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

CEU Azul da Cor do Mar
Avenida Ernesto Souza Cruz, 2171 – Cidade Antônio Estevão de Carvalho – São Paulo
Telefone: (11) 3397-9000
Funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 22h. Sábados e domingos das 8h às 20h.
portalsme.prefeitura.sp.gov.br

CASA DAS ROSAS

As crianças que ouvem histórias desenvolvem a imaginação, descobrem o mundo e fortalecem o potencial para pensar e questionar. Pensando nisso, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos realiza duas contações de histórias, em outubro e novembro. E, no Dia das Crianças, 12 de outubro, às 15h, promove a visita temática De mapa na mão e tempo na cabeça. No passeio lúdico, os pequenos e familiares percorrem o museu em busca de pistas que contam o uso da casa literária ao longo do tempo. As atividades são gratuitas. A Casa das Rosas integra a Rede de Museus-Casa Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciados pela Poiesis. Confira a programação:

casa-das-rosas-II

VISITA TEMÁTICA: DIA DAS CRIANÇAS | DE MAPA NA MÃO E O TEMPO NA CABEÇA
Por Núcleo Educativo da Casa das Rosas
Quinta-feira, 12 de outubro, às 15h
Agendamento pelo e-mail educativo@casadasrosas.org.br ou presencialmente na recepção da Casa a partir de 15 de setembro | 15 vagas | Duração: 1h30
Nesta visita lúdica, as crianças e seus familiares percorrerão o ambiente com um olhar atento ao passado e ao presente, buscando pistas do uso do edifício da Casa das Rosas anteriormente como moradia e hoje como museu.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA | IZANAGUI E IZANAMI, A ORIGEM DO MUNDO
Por Letícia Chiochetta (Poesia no Espaço)
Domingo, 22 de outubro, às 15h
A história apresenta o mito da origem do mundo segundo a visão japonesa. Na história, o casal de deuses Izanagi e Izanami criam os deuses mais famosos e populares do Japão, bem como as ilhas, mares, vegetações, os humanos e o arquipélago japonês.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA | CHOVE CHUVA CHOVERANDO…
Por Agrupamento Teatral
Domingo, 26 de novembro, às 15h

Narrativa inspirada no poema “Solidão”, de Oswald de Andrade, na qual as palavras e sonoridades traduzem os sentimentos do poeta em relação a cantos poéticos da cidade de São Paulo.

Educativo Casa das Rosas_Foto de Anelise Csapo

CASA DAS ROSAS – A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo – Avenida Paulista – o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

 

casa-das-rosas-sao-paulo-000

Casa das Rosas

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.

Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).

Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447

www.casadasrosas.org.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s