Casa Guilherme de Almeida tem programação especial com clássicos do cinema

As exibições serão entre os meses de outubro e novembro na Sala Cinematographos

 

sanssoleil

Sem Sol (1983), de Chris Marker

Conhecida por exibir clássicos do cinema e promover discussões sobre a sétima arte por meio de cursos, oficinas e palestras, a Casa Guilherme de Almeida, que integra a Rede de Museus-Casa Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciados pela Poiesis, apresenta o Cine Lacaneando e a Sessão Versátil Especial Grandes Esquecidos. As exibições serão entre os meses de outubro e novembro.

Cine Lacaneando apresenta importantes obras cinematográficas seguidas por debates com psicanalistas, cineastas e escritores. A primeira exibição será no dia 14/10, às 14h00, com o documentário Sem Sol que explora narrativas de viagens comentadas por uma mulher que guarda suas memórias e impressões de lugares importantes do planeta, como Japão e Islândia. A discussão sobre o filme será conduzida por Bruno Camelo, crítico de cinema e mestre em Teoria do Cinema; Ivan Istêvão, psicanalista, membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo; e Patrizia Corsetto, jornalista, editora do site de psicanálise “Lacaneando”.

No dia 11/11, às 14h00, o público poderá assistir Cativas: presas pelo coração. Um filme que mostra a vida de mulheres que têm filhos, maridos e irmãos no sistema prisional, para fomentar a reflexão sobre a pena que elas também cumprem, só que do lado de fora dos muros dos presídios. Para o debate estarão presentes Camille Gavioli, psicanalista, psicóloga e mestre em Educação e Psicologia; Manuela Crissiuma, psicanalista, participante da Formações Clínicas do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo; e a jornalista Patrizia Corsetto.

Já a Sessão Versátil Especial Grandes Esquecidos exibe clássicos em versões restauradas pela Versátil Home Video. No dia 28/10 às 14h30, será exibido o filme Vingança, do celebrado mestre japonês Tadashi Imai, vencedor do Urso de Ouro em Berlim, é um clássico jidaigeki, do cinema anti-samurai.

No dia 25/11 também às 14h30, é a vez do filme O perfume da senhora de pretoInspirado em obras do cineasta Roman Polanski, é uma película de horror giallo, um dos cults do cinema italiano do começo dos anos 1970, que aborda a conturbada vida de uma mulher assombrada pelo fantasma da mãe suicida.

As atividades são gratuitas e limitadas a 45 vagas. A curadoria é de Patrizia Corsetto.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1976, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A POIESIS

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A Poiesis trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

REVENGE15

Vingança (1964), de Tadashi Imai

CINE LACANEANO
Sem Sol (1983), de Chris Marker
Sábado, 14 de outubro, às 14h00
Cativas: presas pelo coração (2014), de Joana Nin
Sábado, 11 de novembro, às 14h00

SESSÃO VERSÁTIL
Vingança (1964), de Tadashi Imai
Sábado, 28 de outubro, às 14h30
O perfume da senhora de preto (1974), de Francesco Barillli
Sábado, 25 de novembro, às 14h30

Casa Guilherme de Almeida
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943
Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo
Telefone: (11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00.
Site: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br

Assessoria de Imprensa – Poiesis
Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub | (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Damaris Rota | (11) 3339-8308 | drota@sp.gov.br
Gabriela Carvalho | (11) 3339-8070 | gabrielacarvalho@sp.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s