Elisa Bracher, uma das principais artistas do Brasil, ministra workshop de gravura na Oficina Cultural Oswald de Andrade

A artista integra a série de encontros Papo Gráfico que recebe artistas consagrados no cenário da gravura brasileira

Elisa-Bracher

Elisa Bracher (Foto: Marco Rodrigues)

Uma conversa descontraída, seguida de um workshop onde importantes gravuristas ensinam técnicas e compartilham experiências. Esse é o Papo Gráfico que no dia 23 de outubro às 19h00 recebe escultora, gravadora e desenhista, Elisa Bracher. A atividade é gratuita e será na Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis.

Elisa Bracher também irá ministrar o curso Gravura Viva, que consiste na apresentação e estudo de técnicas de impressão de monotipia. Serão explorados o uso de relevos e transparências nesta técnica, além da possibilidade de combinação de outras linguagens como gravura e fotografia. O curso será nos dias 31 de outubro, terça-feira, das 17h30 às 21h30 e 1º de novembro, quarta-feira, das 9h30 às 13h30, no ateliê de gravura da Oficina Oswald de Andrade, considerado um dos mais importantes espaços da cidade e que atende a centenas de artistas e pessoas interessadas em aprender uma das técnicas mais antiga da arte.

Elisa Bracher (São Paulo SP 1965)

Escultora, gravadora e desenhista. É formada em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado – Faap, em São Paulo. Em 1989, torna-se professora de desenho e gravura na Faculdade de Artes Plásticas da Faap. Trabalha com gravura, realizando obras abstratas, com leve tendência construtiva, no começo da década de 1990. Em paralelo, inicia a realização de trabalhos tridimensionais em metal. Em seguida, passa a utilizar a madeira em suas obras, optando com frequência por materiais velhos, desgastados pelo tempo. Já em esculturas monumentais, realizadas entre 1998 e 1999, emprega troncos de madeira. Com o auxílio de uma equipe de marceneiros, retira a casca das toras e as regulariza, por meio de serras, para compor seus trabalhos.

 

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros.

Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes com Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski e Thomas Richards e Teatro da Vertigem. Em 2015, a OC Oswald de Andrade foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”.

Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Papo gráfico com Elisa Bracher

23/10 – segunda-feira – 19h00 às 21h30

30 vagas

Inscrições: http://bit.ly/2xBj4N9

 

Workshop Gravura Viva

Coordenação: Elisa Bracher

31/10 – terça-feira – 17h30 às 21h30

01/11 – quarta-feira – 09h30 às 13h30

15 vagas

Inscrições: http://bit.ly/2wgDOH3
Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3221-4704

Funcionamento: Segunda a sexta das 9h00 às 22h00 e aos sábados das 10h00 às 18h00

oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
www.oficinasculturais.org.br

 

Assessoria de Imprensa – POIESIS

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9852 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Gisele Turteltaub | (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br

Gabriela Carvalho | (11) 3339-8070 | gabrielacarvalho@sp.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s