Instalação multimídia e interativa é um dos principais destaques do evento que começa em outubro
Há quatro décadas o Brasil perdia uma das maiores autoras do século XX. Clarice Lispector deixou um legado composto por romances, novelas, contos e crônicas, que são lidos mundialmente até hoje. Em homenagem à ucraniana naturalizada brasileira, entre os meses outubro e dezembro a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, realizará uma série de eventos gratuitos.
O romance literário “A Hora da Estrela”, uma das obras mais significativas de Clarice, dá nome ao conjunto de atividades que marcam os 40 anos de seu falecimento. A proposta é integrar as áreas de novas mídias e literatura para produzir uma releitura sobre a autora. Com a coordenadoria de Guilherme Pinkalsky e Neiva Kadota, os encontros irão possibilitar um laço maior entre as obras da escritora e jornalista, e o expectador.
A “Instalação Multimídia: Clarice Lispector – 40 anos” permitirá que o público interaja diretamente com seu trabalho, a partir do circuit-bending, personalização criativa de equipamento de áudio, e do processing, linguagem de programação para a criação e animação gráfica. Sons, imagens e textos envolverão os expectadores em uma viagem literária e lúdica. A atividade será entres os dias 9 e 22 de dezembro, das 8h30 às 17h00, e aos sábados das 9h00 às 13h00.
Aqueles que, além do interesse pela autora, também gostam de produção e viabilização de projetos interativos terão uma ótima oportunidade: o exercício “Criação em Projeção Digital” será focado na apresentação de possibilidades de criação digital por meio de ferramentas de fácil acesso para produzir e viabilizar iniciativas. Serão utilizados como pano de fundo alguns poemas da escritora para a criação do conteúdo artístico, projeção e animação. O evento será realizado entre 24 de outubro e 28 de novembro, às terças-feiras, das 14h00 às 16h30. As inscrições vão até 20 de outubro.
Com a finalidade de incentivar principalmente o público jovem a conhecer mais o lado instigante e sutil do universo linguístico da autora, a atividade “Rememorando: Clarice Lispector – 40 anos” será uma rápida retrospectiva de seu percurso biografemático e literário. Na definição do também falecido escritor Haroldo de Campos, o biografema acontece quando vida e obra se encontram, tornando-se indiscerníveis pelo choque entre o imaginário e a história. O evento será no dia 28 de novembro, terça-feira, das 13h30 às 17h30.
OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO
Criada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo desde 1986, as Oficinas Culturais trabalham com a formação de jovens profissionais em diversas áreas, como artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
PROGRAMAÇÃO
Criação em Projeção Digital
De 24 de outubro a 28 de novembro, às terças-feiras – das 14h00 às 16h30
Rememorando: Clarice Lispector – 40 anos
Dia 28 de novembro, terça-feira – das 13h30 às 17h30
Instalação Multimídia: Clarice Lispector – 40 anos
De 9 a 22 de dezembro – das 8h30 às 17h00. Aos sábados – das 9h00 às 13h00
Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas – São Paulo
Telefone: (11) 3994-3362 | 3971-3640
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h00 às 19h00, e aos sábados, das 13h00 às 18h00
juanserrano@oficinasculturais.org.br