A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo tem início oficialmente nesta quarta, dia 18 de outubro, em cerimônia no Parque do Ibirapuera. O mais tradicional evento paulistano do gênero chega à 41ª edição com a exibição de 395 filmes, de 59 países. Deste total, 72 são produções brasileiras.
O evento deste ano será dividido em seis seções: Homenagens (entre eles, ao ator e diretor Paulo José), Apresentações Especiais, Foco Suíça, Competição Novos Diretores, Perspectiva Internacional e Mostra Brasil. Na programação nacional há desde filmes da nova safra como “As boas maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra – vencedor do Festival do Rio 2017 –, e “Gabriel e a montanha”, de Fellipe Barbosa, até clássicos como “Macunaíma” e “O Homem nu”. Confira aqui a relação com todas as produções da Mostra Brasil e a programação completa no site do festival.
Dabates sobre o audiovisual
A ANCINE marcará presença durante o 1º Fórum Mostra-Folha, programação de painéis que ocorre em paralelo ao festival e que irá debater o mercado e a linguagem cinematográficos. A diretora presidente em exercício da Agência, Debora Ivanov, falará no dia 27 de outubro sobre o tema “Vídeo sob Demanda: consumo e regulação”.
A mesa-redonda está programada para as 14h no espaço Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149) e tem entrada gratuita, sem necessidade de inscrições – mais informações aqui. Além de Debora Ivanov, participam do painel Bobby Allen, vice-presidente de conteúdo da Mubi, João Daniel Tikhomiroff, presidente do Siaesp, e João Mesquita, diretor-geral do Telecine.