GRUPO ESPARRAMA LEVA SUA EXPOSIÇÃO ‘NAVEGAR’ PARA O CÉU BUTANTÃ

O Grupo Esparrama está com um projeto muito legal que propõe uma imersão no imaginário infantil para descobrir o que as crianças pensam sobre a cidade. No dia 25 de Outubro, o grupo inaugura a segunda temporada da exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários” no CEU Butantã.

SissyEiko_ExpoGrupoEsparramaCEU_104

NAVEGAR – UMA EXPEDIÇÃO POR IMAGINÁRIOS – EXPOSIÇÃO INFANTIL INTERATIVA NO CÉU BUTANTÃ

Famoso por realizar intervenções na janela de um apartamento no Minhocão, o Grupo Esparrama se jogou em uma grande e audaciosa expedição por São Paulo junto com as crianças.

Em seu novo projeto, o NAVEGAR, o grupo deu início a uma nova linha de pesquisa e processo de criação que envolveu vivências especiais com crianças de três territórios diferentes – CEU Heliópolis, EMEI Gabriel Prestes e Ocupação Hotel Lord Palace – para entender o que elas pensam, sentem e de que forma vivem e mantém sua relação com a cidade.

A partir desse processo de escuta com crianças, o grupo vai criar o terceiro espetáculo do repertório do Teatro na Janela (com previsão de estreia para 2018) e agora, através de uma exposição interativa, faz uma provocação à população e convida o público para também “Navegar”.

“Navegar – Uma Expedição por Imaginários” é uma exposição criada no formato de um grande barco, metaforicamente utilizado pelo Grupo Esparrama para navegar por São Paulo junto com três artistas (Daniel Viana – Poeta, Sissy Eiko – Fotógrafa e Marina Faria – Ilustradora) e descobrir o que as crianças pensam sobre a cidade.

Com muitas atividades lúdicas, fotografias, poesias, desenhos e obras construídas a partir dos sentimentos e da relação das crianças com o lugar onde vivem, a exposição é uma forma de convidar o público infantil e adulto para interagir, deixar sua própria marca no projeto e participar desta nova forma de pesquisa do Grupo Esparrama.

Entre as muitas atividades propostas, existem jogos de tabuleiros nos quais é preciso se movimentar pela cidade e enfrentar os desafios de mobilidade que aparecerão, um mapa afetivo em que cada um pode marcar os seus lugares preferidos da região, além da janela azul (criada por Jaime Pinheiro) que está exposta e que virou uma das grandes marcas das ações do Grupo Esparrama no Minhocão.

A curadoria é do Grupo Esparrama, Direção de Arte e Cenografia Jaime Pinheiro e Obras dos Artistas Daniel Viana (poesia), Sissy Eiko (fotografia) e Marina Faria (Ilustração). A coordenação pedagógica para a realização das vivências de escutas com as crianças é de Laila Sala.

SOBRE O GRUPO ESPARRAMA

Formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra, o Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu Teatro na Janela, trazendo a discussão da relação entre arte e cidade também para o público infantil. Com apresentações no Minhocão, o Esparrama é um dos grandes responsáveis por dar cara nova a esta região do centro de São Paulo. Esparramando cores, arte e muito bom humor, o grupo cativou a população local e atraiu os olhares de pessoas de diversos lugares, que passaram a incrementar seus domingos de lazer, participando das atividades propostas pelo Esparrama.

Criado em 2012, o Grupo Esparrama, tem como base de sua pesquisa o estudo do palhaço e das estruturas cômicas em suas variadas expressões nas artes cênicas (rua, palco convencional, intervenções, etc.). Com o projeto de teatro na janela, que surgiu em 2013, atraiu os olhares da crítica especializada, da imprensa nacional, internacional e ganhou notoriedade. Com o projeto ainda sendo realizado de forma independente, foi contemplado com importantes prêmios do teatro: Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção – e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.

Em 2014 o grupo foi contemplado com o programa Rumos Itaú Cultural e em janeiro de 2015 deu início ao projeto Janelas do Minhocão, que contou com importantes ações de ocupação e culminou com a criação de seu segundo espetáculo “Minhoca na Cabeça”. Para esse espetáculo o grupo contou com os atores convidados Gabi Zanola, Renato Ribeiro e Vinicius Ramos, integrantes da Trupe DuNavô. Ainda em 2015, na segunda edição do Prêmio Zé Renato, foi contemplado e realizou temporadas de seus dois espetáculos feitos especialmente para o Minhocão: Esparrama pela Janela e Minhoca na Cabeça.

Com o projeto NAVEGAR, contemplado na 29ª edição do Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o grupo vem promovendo oficinas, temporadas de apresentações e realizou expedições com crianças de diferentes “territórios”, para junto delas, pesquisar o imaginário infantil sobre a cidade. O material que surgiu a partir desta troca de experiências é o que o público poderá conferir na exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”.

Se programe para levar as crianças e também se divertir com este que é um dos grupos mais criativos e importantes da cidade de São Paulo!

Mais informações você encontra na página: facebook.com/esparrama

SissyEiko_ExpoGrupoEsparramaCEU_054

EXPOSIÇÃO – NAVEGAR – UMA EXPEDIÇÃO POR IMAGINÁRIOS

Temporada CEU CEI Butantã: de 25 de Outubro a 11 de Novembro de 2017

Local: Biblioteca Jornalista Roberto Marinho – Av. Eng. Heitor Antônio Eiras García, 1870 – – Jardim Esmeralda, São Paulo – SP, 05588-001 – Telefone: (11) 3732-4512

Horário de Funcionamento – Segunda a Sexta das 08h as 20h30 / Sábados e Domingos das 10h as 18h30

Assessoria de Imprensa e Comunicação – Luciana Gandelini – Cel: 99568-8773 – lucigandelini@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s