Guimarães Rosa é homenageado em apresentação musical na Casa das Rosas

No aniversário de 50 anos de sua morte, o escritor é lembrado em espetáculo inspirado na obra “Grande Sertão: Veredas”

Guimarães Rosa

Casa das Rosas, que integra a Rede de Museus-Casa Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciados pela Poiesis, apresenta no dia 19 de novembro, domingo, às 15h,

o espetáculo musical “O Sertão na Canção e o Som dos Meninos Quietos”, inspirada no romance “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa.

O espetáculo, conduzido por Jean e Joana Garfunkel e Pratinha Saraiva, além de ter referências e trechos narrados da obra do escritor, também se baseia na infância sertaneja e no folclore brasileiro. Por meio das músicas, de autoria de Jean e Paulo Garfunkel, e das narrações de maneira cronológica, o roteiro permite a compreensão da saga do jagunço Riobaldo – até pelo público que nunca teve contato com o romance.

“O Sertão na Canção e o Som dos Meninos Quietos” é uma viagem pelo sertão de Guimarães Rosa, por meio da oralidade e da canção brasileira, que são traços essenciais de nossa identidade cultural. O espetáculo é um convite e um incentivo à leitura ou releitura da obra.

A apresentação integra o “Projeto Canto Livro de Música e Literatura” que foi fundado em 2006 e, desde então, apresenta shows temáticos e oficinas com foco em autores brasileiros ou de língua portuguesa, onde a narrativa dos textos é composta por canções com a temática do autor homenageado.


A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos
é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo – Avenida Paulista – o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.


A Poiesis –
Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Joao-Guimaraes-Rosa


Espetáculo “O Sertão na Canção e o Som dos Meninos Quietos”
Domingo, 19/11 – 15h
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição
Recomendação etária: livre

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô
Telefone: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
www.casadasrosas.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s