Jornalista que sofreu 22 anos com distúrbio alimentar lança livro no Flipoços

Daiana Garbin fala sobre a obra “Fazendo as pazes com o corpo” no festival em 2018

 Daiana Garbin

Abrindo o calendário anual de festivais literários no Brasil, o Festival Literário de Poços Caldas, o Flipoços traz em 2018 o tema “A literatura e os outros saberes” e alinhada com a temática “Saúde e Bem Estar”,  a primeira mesa anunciada é “O papel da literatura como aliada ao bem-estar e à saúde”, com a jornalista Daiana Garbin,  o psiquiatra e professor Daniel Martins de Barros e a jornalista Lígia Guerra.

Com uma curadoria que pensa na inovação e na pluralidade literária, o Flipoços 2018 traz também abordagens nas áreas da Filosofia, Culturas Milenares, Artes Plásticas, Ciência e Tecnologia e Diversidades. A proposta é inovar e atrair cada vez mais adeptos da literatura, com um tema que provoca, traz reflexão e tira as pessoas do modo comum.

“Nosso objetivo com esse tema é mostrar que outras áreas de pensamento dialogam com a literatura comum, e que na verdade a literatura é o ponto de partida para qualquer conhecimento e aprendizado. Queremos expandir horizontes, fronteiras e fazer com que as pessoas descubram através dessa temática soluções para seus problemas corriqueiros do dia a dia, por exemplo. O saber não é uma verdade absoluta. Ele se encontra de diversas formas, estilos, jeitos e pensamentos do cotidiano da gente.  Será um despertar para o diferente”, enfatizou Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.

O papel da literatura como aliada ao bem-estar e à saúde

A busca pelo conhecimento sempre foi uma constante para o ser humano em todas as épocas e tudo começa pela escrita. Pensando na amplitude do tema, a curadoria do Flipoços 2018  vai promover encontros os mais diversos e profundos, no intuito de celebrar a literatura em sua forma mais plena: a de promover a liberdade de expressão.

Com isso, a primeira mesa anunciada  “O papel da literatura como aliada ao bem-estar e à saúde” contará com três convidados: Daiana Garbin, lançando o livro “Fazendo as pazes com o corpo”Daniel Martins de Barros com o livro“Pílulas de bem estar” e Lígia Guerra criadora e comentarista do quadro “Mulheres às Av3ssas”, na RPCTV, afiliada da Rede Globo no Paraná.

O encontro acontece no dia 05 de maio às 10h no Teatro da Urca e vai tratar de assuntos como distúrbios alimentares, automedicação e imposição do bem-estar e da felicidade.

Pela primeira vez no festival, a jornalista Daiana Garbin, que saiu da Globo em 2016 para se dedicar à escrita, lançará o livro “Fazendo as pazes com o corpo”, em que conta a experiência de ter vivido por 22 anos com distúrbios alimentares, odiando o próprio corpo e acreditando que precisava ser magra para ser feliz.

Na obra, ela relata que como se sentia inadequada e deseja, a qualquer custo, ser magra, seca, reta. “Só pele e osso”, diz no resumo do livro, ao admitir que tinha vergonha de si mesma.

Por causa disso, a jornalista do Rio Grande do Sul encarou dietas hiper-restritivas, passou por três cirurgias plásticas, fez procedimentos estéticos agressivos e ficou viciada em remédios para emagrecer – sempre acreditando que um corpo magro lhe traria paz e felicidade.

Foi só depois de muito sofrimento que ela descobriu que a insatisfação profunda que sentia em relação ao corpo não era vaidade nem frescura: era doença. Diagnosticada com transtorno alimentar, Daiana decidiu compartilhar sua história para ajudar as pessoas que sofrem em silêncio por querer se enquadrar em padrões inatingíveis e acabam deixando de aproveitar a própria vida.

Com entrevistas com nutricionistas, psicólogos e psiquiatras, “Fazendo as pazes com o corpo” provoca uma necessária discussão sobre o perigo dos transtornos alimentares, o lado nocivo das redes sociais, o padrão de beleza irreal imposto pela mídia e o papel da autocompaixão no processo de cura.

Já o professor e psiquiatra Daniel Martins de Barros lança o livro “Pílulas de bem estar”, que traduz a ciência de uma forma acessível e para ser usada no dia a dia. Com base em evidências científicas, o autor reuniu 84 dias voltados à melhoria da qualidade de vida.

No livro, ele estimula atitudes mentais e comportamentos que ajudem a estimular a mente, dormir melhor e ter relacionamentos saudáveis por meio de pílulas simples e bem-humoradas, que mostram como incorporar hábitos benéficos e evitar os prejudiciais pode ser um bom caminho. Para debater com ele, a psicóloga Ligia Guerra, especializada em psicologia analítica e do trabalho. Poetisa e escritora, é criadora e comentarista do quadro “Mulheres às Av3ssas”, na RPCTV, afiliada da Rede Globo no Paraná. Além disso, atua como palestrante na área comportamental e consultora de empresas tanto no Brasil quanto em outros países da América do Sul.

O Flipoços

O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas vão acontecer de 28 de abril a 06 de maio no Espaço Cultural da Urca. Realização e informações GSC Eventos Especiais pelo (35) 3697 1551. Programação completa estará disponível até final de fevereiro de 2018 no site www.flipocos.com Curta e acompanhe o Festival nas redes sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s