A Paulista Poética acontece em dezembro e terá shows, saraus e oficinas de escrita
Em seu 13° aniversário de reinauguração, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, espaço que integra a Rede de Museus-Casa Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciados pela Poiesis, preparou uma programação especial para comemorar a data. A Paulista Poética será no sábado, dia 9 de dezembro, a partir das 10h, e reunirá literatura e música em oficinas, saraus e shows.
A Oficina “Escrita: Exercícios e Ferramentas”, ministrada pelo escritor e filósofo Rodrigo Petrônio, abrirá o evento às 10h. A ideia é articular conhecimentos teóricos e práticos sobre a criação literária, com foco nos exercícios e ferramentas de aprendizado de quem quer desenvolver textos em seus diversos gêneros.
Às 14h, a Oficina-Sarau “Fusões: Poesia e Música” vai integrar música e literatura com o compositor e instrumentista Flávio Villar Fernandes. A proposta da atividade é a prática do improviso, a fim de proporcionar ao público a oportunidade de vivenciar suas próprias criações. Para participar, basta levar seus poemas ou recitar trabalhos de outros escritores.
O Sarau CLIPE Jovem será a partir das 16h e contará com apresentações de textos dos alunos do Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE), produzidos durante os módulos realizados ao longo de 2017.
O músico Cid Campos fará o show de lançamento de seu novo CD a partir das 18h30. O álbum EMILY é inspirado nas traduções de Augusto de Campos da poeta norte-americana Emily Dickinson, que ilustram o livro Emily Dickinson Não Sou Ninguém – Poemas (Editora Unicamp).
Para fechar a programação, a partir das 20h, o Coral da Casa das Rosas apresentará seu projeto “Canta a poesia”, dirigido por Adilson Rodrigues. A proposta é amusicalização e a interpretação de poemas de autores brasileiros clássicos e de autores desconhecidos do grande público.
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo – Avenida Paulista – o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.
O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.
POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Casa das Rosas
Paulista Poética
Sábado, 9/12 – a partir das 10h
10h: Oficina “Escrita: Exercícios e Ferramentas”
14h: Oficina-Sarau “Fusões: Poesia e Música”
16h: Sarau CLIPE Jovem
18h30: Show de lançamento do CD EMILY, com Cid Campos
20h: Canta a Poesia – Coral da Casa das Rosas
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô
Telefone: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados) www.casadasrosas.org.br