
Fernando Morais
O município de Mariana vai ganhar um grande centro cultural para acolher a biblioteca do renomado escritor Fernando Morais, nascido na cidade e autor de biografias como a de Assis Chateaubriand, Olga Benário e Paulo Coelho.
O terreno, pertencente ao Estado, e vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, foi cedido à Academia Marianense de Letras, por meio de convênio firmado pelo secretário Angelo Oswaldo e a presidente da entidade, professora Hebe Rolla Santos. A Academia e o Instituto Fernando Morais vão viabilizar a construção do centro cultural no terreno que pertenceu ao primeiro historiador de arte no país Diogo de Vasconcelos, no século XVIII
O secretário Angelo Oswaldo destacou a importância de Mariana e Minas Gerais receberem o acervo Fernando Morais. “A Universidade do Texas e várias instituições paulistas haviam manifestado interesse até na aquisição da coleção bibliográfica constituída pelo escritor, mas Fernando Morais fez questão de doa-la à primeira cidade mineira, sua terra natal. É um presente admirável a Mariana e ao Estado”.
Localizada em pleno centro histórico da cidade, a área receberá a edificação, na qual serão realizadas atividades culturais variadas e funcionará, aberta ao público, a biblioteca de Fernando Morais. As obras devem começar no início de 2018.
Participaram do ato, na Secretaria de Estado de Cultura, a presidente Hebe Rolla Santos, o vereador Cristiano Vilas Boas, representando a Câmara marianense, Reinaldo Morais, irmão de Fernando Morais, os acadêmicos Rafael de Moura Santos e Anísio Chaves, a historiadora Patrícia Silveira, a superintendente Amaure Klausing e a diretora Sílvia Sanguinete.
A Universidade do Texas e várias instituições paulistas haviam manifestado interesse até na aquisição da coleção bibliográfica constituída pelo escritor, mas Fernando Morais fez questão de doa-la à primeira cidade mineira, sua terra natal. É um presente admirável a Mariana e ao Estado.
Fernando Morais – Ex-secretário de Estado da Educação e da Cultura de São Paulo, o jornalista e escritor Fernando Morais é um dos intelectuais mais atuantes do Brasil. As biografias de Assis Chateaubriand, Olga Benário e Paulo Coelho, de sua autoria, figuraram entre os livros mais vendidos do país. Recentemente, ele lançou Os Últimos Soldados da Guerra Fria, sobre a atuação de agentes cubanos nos Estados Unidos.

Fernando Morais