Últimos dias de inscrição para os Prêmios Quirino da Animação Ibero-americana

mkmk

 

Os Prêmios Quirino da Animação Ibero-americana abriram sua convocação para as diversas categorias de sua primeira edição, que será realizada no dia 7 de abril de 2018 em Santa Cruz de Tenerife, Espanha.

A iniciativa, que visa homenagear o talento e a indústria da animação ibero-americana, recebe trabalhos animados dos 23 países da região que estrearam entre 1º de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2017. A convocação contempla nove categorias: longa-metragem, série, curta-metragem, curta-metragem de escola, obras inovadoras, obras sob encomenda, desenvolvimento visual, desenho de animação e desenho de som e música original.

Para esta edição podem competir obras cujo idioma original de expressão seja majoritariamente o espanhol, o português ou outras línguas não hegemônicas faladas na Ibero-América, embora também possam participar obras de produtoras ibero-americanas produzidas diretamente em outros idiomas. Os trabalhos devem ser apresentados através da plataforma Festhome até às 23h59 do dia 14 de dezembro (hora do México).

Entre as obras concorrentes, sairão seis nomeadas por categoria que serão anunciadas na primeira semana de janeiro de 2018. Entre as nomeadas, um júri internacional selecionará três finalistas em cada categoria, que serão as que competirão pelos prêmios que serão entregues em 7 de abril em Tenerife. Clique aqui para acessar o regulamento.

Paralelamente aos prêmios, a organização se propõe gerar redes e favorecer a circulação de obras em ambas as margens do oceano com a organização de duas atividades: o Fórum de Coprodução Ibero-América/Mundo e o Congresso Internacional da Animação Ibero-americana. Dirigidas a profissionais da animação, estas atividades terão lugar nos dias 6 e 7 de abril na mesma ilha em que se reunirão os setores animados da América Latina, Portugal, Andorra e Espanha.

Os prêmios adotam seu nome em homenagem ao criador do primeiro longa-metragem de animação da história, o ítalo-argentino Quirino Cristiani que, em 1917, dirigiu “El Apóstol” (O Apóstolo), produção argentina na que foram usados 58.000 desenhos feitos a mão e rodados em 35 mm, além de várias maquetes que representavam edifícios públicos e as ruas da cidade de Buenos Aires. O gigante Disney difundiu seu trabalho e viajou para a Argentina em 1941 para assistir à estreia de “Fantasia”.

Os Prêmios Quirino contam com o patrocínio principal do Turismo de Tenerife e com a colaboração de alguns dos principais eventos internacionais de animação celebrados na Ibero-América, como o mexicano Pixelatl Festival de Animação, Videogames e Quadrinhos, e o espanhol 3D Wire, Mercado Internacional de Animação, Videogames e New Media; entre outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s