Espaço Cultural Circo do Asfalto realiza evento na rua inspirada nos festejos populares de Pernambuco com o Grupo Manjarra

Festa de Carnaval do Espaço Cultural Circo do Asfalto traz ao Jardim Bom Pastor o Grupo Manjarra (Cia Mundu Rodá) e a Dança Tradicional do Cavalo Marinho Pernambucano

BOI Foto Daniel Cunha

Foto de Daniel Cunha

Abrindo a maratona de ocupação de 2018 do Espaço Cultural Circo do Asfalto, no dia 14 de fevereiro, a partir de 19h00, acontece uma festa popular de Carnaval em grande estilo, inspirada nas danças tradicionais de Pernambuco.

O bairro Jardim Bom Pastor (Santo André) será palco de uma festa de rua, onde adultos e crianças poderão brincar junto com os mestres e pesquisadores das danças tradicionais de Pernambuco.

O evento marca a abertura de “Juntos Somos Mais Fortes” – projeto da Circo do Asfalto contemplado pelo PROAC Territórios das Artes (Espaços Independentes)da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Ao longo do ano, o Espaço Cultural Circo do Asfalto receberá artistas, grupos e coletivos de diversos lugares do Brasil e do mundo, para apresentação de espetáculos, festas populares, shows, exposições, oficinas, ciclos de conversas e um programa de residência artística. O objetivo é fortalecer a cena circense do Grande ABC proporcionando, para além das apresentações, um ambiente de troca entre artistas locais e de outros territórios, facilitando também o acesso à cultura das comunidades no entorno.

Quem dá o tom deste grande festejo de abertura é o Grupo Manjarra, núcleo de pesquisa em danças tradicionais e populares da Cia. Mundu Rodá. Com quase 20 anos de estrada, a companhia é hoje uma das grandes referências nas pesquisas da Cultura Popular Brasileira e das manifestações tradicionais.

O grupo fará sua Sambada de Reis, um espetáculo-brincadeira referenciado na Dança Tradicional do Cavalo Marinho, um folguedo folclórico tradicional da zona da mata setentrional de Pernambuco, Alagoas e agreste da Paraíba. O espetáculo foi batizado e apadrinhado pelos Mestres Inácio Lucindo (Cavalo Marinho Estrela Do Oriente de Camiranga – PE) e Aguinaldo da Silva (Cavalo Marinho Estrela do Ouro de Condado – PE) que também estarão presentes, tornando a festa ainda mais especial.

Espaço Cultural Circo do Asfalto foi criado em 2015, pela companhia Circo do Asfalto. Desde então tem aberto suas portas para receber fazedores das artes dos mais diferentes lugares do mundo.

Ao longo deste tempo foi criando uma relação com o território que o cerca e é hoje uma das principais opções culturais da região. Fomentando a arte do encontro entre artistas de diversos seguimentos, ampliando e fortalecendo as redes, compartilhando conhecimentos, trabalhando na formação de público para o circo e difundindo a arte na periferia da cidade de Santo André.

O espaço está localizado em uma rua sem saída na divisa de Santo André com São Bernardo. As ações da festa de Carnaval acontecerão dentro do espaço e na rua em frente, seguindo até o campinho de futebol que fica no cruzamento da Av. Bom Pastor com Rua Sebastião Pedroso, s/n.

A responsável pelo espaço é a companhia Circo do Asfalto, que foi formada em 2008 pelo casal Fran e Douglas Marinho. Buscando levar arte a pequenas comunidades, vilarejos, aldeias, quilombos e outras cidades fora da rota tradicional de artes no Brasil, a companhia já circulou por todas as regiões brasileiras e diversos países da América Latina, apresentando-se em mais de mil e quinhentas cidades, através de produções independentes, festivais, convenções de circo, prêmios e editais de incentivo à cultura.

Foto Ricardo Avellar

Foto de Ricardo Avellar

Para acompanhar a programação do espaço acesse:

https://www.facebook.com/circodoasfalto/

https://www.facebook.com/Espa%C3%A7o-Cultural-Circo-do-Asfalto-706420862827888/

Sambada de Reis com: Grupo Manjarra | Cia. Mundu Rodá

Ao som de instrumentos como a rabeca, bombos de corda, bages e mineiro, integrantes e folgazões comemoram o grande baile oferecido pelo Capitão Marinho. Nesse sapateado brasileiro a forte pisada, a leveza e a graça dos movimentos dos brincadores se unem, compondo variados desenhos coreográficos e jogos ritmados com o público. No decorrer da festa o Capitão Marinho compra de Seu Ambrósio – um vendedor ambulante de brincadeiras – uma série de figuras mascaradas para integrar a sua festa. Uma vez compradas, bonecos gigantes e figuras como o “Soldado”, “Mateus”, o “Mané Pequenino”, a “Margarida” e o “Boi”, aparecem para contar suas curiosas histórias no grande baile oferecido em homenagem ao Capitão Marinho.

A festa se completa com a participação do público que não fica indiferente à passagem do colorido cortejo e se une à brincadeira para festejar, formando uma roda para cantar e dançar os cocos de despedidas.

Concepção artística e direção cênico-musical: Juliana Pardo e Alício Amaral.
Duração: 01h20 – com cortejo e paradas.

Classificação Livre – Entrada Gratuita
Quando: 14 de Fevereiro de 2018 – Horário: a partir de 19h00
Endereço: R. Sebastião Pedroso, 27 – 30 – Jardim Bom Pastor, Santo André – SP, 09051-050 – Telefone: (11) 4316-1097

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s