O Bloquinho do Mário vai celebrar a festa com marchinhas, sambas, frevos e cantigas brasileiras. Não perca essa folia
Já está se programando para o carnaval de São Paulo? Então prepare-se, porque a Casa Mário de Andrade, que integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, vai comemorar a data com o Bloquinho do Mário, no dia 9 de fevereiro, sexta-feira, das 18h às 21h. A proposta é comemorar as festas do Momo e homenagear o centenário da pesquisa pioneira de Mário de Andrade sobre o tema.
Violões, cavaco, trombone, bateria e percussão vão ocupar o museu com o grupo Ministério do Samba, que tocará marchinhas tradicionais, sambas-enredo, frevos e cantigas brasileiras. A música popular brasileira, que foi objeto de interesse do escritor, será o fio condutor da comemoração.
Batizado de “samba rural” por Mário de Andrade na década de 1930, o batuque paulista é um legado das senzalas e terreiros, marcado por batida grave de tambores e pela dança. O interior do estado de São Paulo é o berço da tradição do samba paulista, mas foram nos bairros do Bom Retiro, Bexiga, Mooca e Barra Funda – onde Mário passou grande parte de sua vida – que surgiram os grandes compositores que marcaram a história da música na capital. O samba ganhou força nas cidades paulistas com o carnaval, e é essa tradição que o Bloquinho do Mário deseja levar ao público.
CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. Aberta à visitação, o Museu abriga uma exposição permanente com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. Realiza, também, uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Bloquinho do Mário
Sexta-feira, 9/2 – das 18h às 21h
Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h
casamariodeandrade@oficinasculturais.org.br