Jornalismo cultural é tema de palestra na Casa Mário de Andrade

 

mario-de-andrade-em-sua-mesa

o escritor Mário de Andrade

Mário de Andrade atuou em diversos jornais como A Gazeta, Diário Nacional, Diário de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Textos desse período serão discutidos e analisados na palestra Mário Colunista, que acontece dia 21 de fevereiro, quarta-feira, às 19h, na Casa Mário de Andrade, espaço que integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Ministrada por Eduardo Sato, a atividade discute a atuação de Mário de Andrade no jornalismo e sua relevância para a consolidação do jornalismo cultural no Brasil. “Do mesmo modo como outros intelectuais do seu tempo, Mário de Andrade teve a participação na imprensa como atividade constante durante toda sua vida. No caso específico do escritor, sua carreira no jornalismo abrange um longo período escrevendo sobre literatura, música, artes plásticas, folclore, política, entre muitos outros temas, incorporando tanto aspectos da linguagem poética quanto um rigor associado às múltiplas leituras que realizava”, conta Eduardo.

CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. Aberta à visitação, o Museu abriga uma exposição permanente com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. Realiza, também, uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

A POIESIS

A POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura é uma organização social. A instituição tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da cultura, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

mario-de-andrade

Palestra Mário Colunista

21/2. Quarta-feira, das 19h às 21h.

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia. 40 vagas.

Casa Mário de Andrade

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s