Casa Mário de Andrade exibe curta de Charles Chaplin com trilha sonora ao vivo

A atividade é gratuita e inaugura o espaço Cinegruta

 Rua da Paz_Divulgação

A Casa Mário de Andrade, que integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, realiza a primeira edição do Cinegruta, com a exibição do curta “Rua da Paz” (1977), de Charles Chaplin. O filme será acompanhado por uma trilha sonora executada ao vivo, pelo músico Gabriel Levy. A atividade é gratuita e acontece no dia 28 de fevereiro, quarta-feira às 19h.

No curta, Carlitos (Charles Chaplin) é um vagabundo que conhece Edna em um centro de ajuda social no bairro por onde perambula. Para impressioná-la, ele aceita ocupar o posto vago do policial que supervisiona a Easy Street, na verdade uma rua sem lei. Para conquistar a garota, ele deve enfrentar o vigarista que domina a rua, ajudar os pobres e defender as mulheres.

Esta é a primeira vez que Gabriel Levy musicaliza um filme de Chaplin. Para as sessões, o músico utilizará acordeom, teclado e percussão. O filme tem duração de 24 minutos, e serão realizadas três sessões no mesmo dia, com participação máxima de 10 pessoas em cada uma.

O Cinegruta ocupa um espaço do porão da Casa Mário de Andrade, local recentemente recuperado, que deverá abrigar eventos e exposições. Nesta ocasião, o público poderá conhecer o ambiente em que o poeta colecionava revistas e jornais.

 CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. Aberta à visitação, o Museu abriga uma exposição permanente com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. Realiza, também, uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

 A POIESIS

A POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura é uma organização social. A instituição tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da cultura, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 Rua da Paz

Chaplin com música ao vivo

28/2, quarta-feira, das 19h às 21h.

Recomendação etária: livre.

Ingressos gratuitos: retirar com 1h de antecedência no local. 10 vagas.

Casa Mário de Andrade

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s