Wilson Alves-Bezerra lança edição ampliada do livro ‘O Pau do Brasil’

Mais do que um bom livro, é um livro que eu julgo ser necessário para que a gente leia e compartilhe hoje em dia.

– Nicolas Neves, Canal Hojas muertas y otras hojas

 

28190463_1624900724266828_763232289_n

O escritor, tradutor, crítico literário e professor de literatura Wilson Alves-Bezerra lança na próxima quinta (22/02) a 2ª edição ampliada do livro de poemas urgentes O Pau do Brasil (Editora Urutau, 2018). O evento tem início às 19h, na livraria e biblioteca Tapera Taperá, em São Paulo e contará com a apresentação da obra, seguida da declamação dos poemas.

Influenciado por autores como Oswald de Andrade Roberto Piva, Cláudio Willer, Baudelaire e Joyce, entre outros, O Pau do Brasil foi psicografado em uma semana, entre os dias 11 e 18 de abril de 2016, quando estava em curso o processo de impeachment de Dilma Rousseff e contava com 16 poemas urgentes, que relatavam o delirante momento político e social pelo qual o país passava na época. Com a acentuação dos delírios obscenos da vida política do Brasil, surge a edição expandida do livro, contando agora com 54 poemas que só aumentam o tom de urgência para os relatos descritos por Wilson Alves-Bezerra.

foto-3

Wilson Alves-Bezerra (Foto: Paulo Ninja)

Na época do lançamento da 1ª edição de O Pau do Brasil, ao ser contestado sobre a função de seu livro frente ao fato de o país estar dividido entre coxinhas e mortadelas e que o debate ideológico está cada vez mais com discurso de ódio, o autor nos disse em entrevista que “o papel do livro é suspender estes lugares de ancoragem, fazer com que produzam o espanto, não a indiferença. Quanto mais se esgarça o tecido que sustenta nossas relações – cotidianas, afetivas, políticas, sociais – cada vez nos aproximando da violência generalizada. Quando 33 homens estupram uma adolescente e postam o vídeo numa rede social e, ato seguido, o vídeo é comentado com piadas, está prevalecendo o quê, eu me pergunto?”

WILSON ALVES-BEZERRA – Doutor em literatura comparada pela UERJ e mestre em literatura hispano-americana pela USP, onde também se graduou, Wilson é autor dos seguintes ensaios: Reverberações da fronteira em Horacio Quiroga (Humanitas/FAPESP, 2008) e Da clínica do desejo a sua escrita (Mercado de Letras/FAPESP, 2012). Traduziu autores latino-americanos como Horacio Quiroga (Contos da SelvaCartas de um caçadorContos de amor de loucura e de morte, todos pela Iluminuras) e Luis Gusmán (Pele e Osso, Os OutrosHotel Éden, ambos pela Iluminuras). É professor de Departamento de Letras da UFSCar, onde atua na graduação e no mestrado. Sua tradução de Pele e Osso, de Luis Gusmán, foi finalista do Prêmio Jabuti 2010, na categoria Melhor tradução literária espanhol-português. Como resenhista, atualmente colabora com O Estado de S. Paulo, O GloboEl Universal (México) e Los inútiles (de siempre) (Argentina). Publicou os livros Histórias Zoófilas e Outras Atrocidades (EDUFSCar / Oitava Rima, 2013) e Vertigens (Iluminuras).

Você pode conferir o autor declamando poemas do livro O Pau do Brasil em seu canal no Youtube.

 

Lançamento do livro O Pau do Brasil de Wilson Alves-Bezerra

22 de fevereiro às 19h

Livraria e Biblioteca Tapera Taperá

Endereço: Av. São Luiz, 187, 2º andar, loja 29 – Galeria Metropole

Informações: Evento do Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s