Casa das Rosas oferece programação especial e gratuita para mulheres

A proposta das atividades é dar visibilidade para as produções artísticas e literárias femininas. Oficina de leitura, sarau e slam fazem parte da programação de março e abril

 unnamed

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, que integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, organizou uma programação especial para as mulheres, nos meses de março e abril. A ideia das atividades é apresentar trabalhos artísticos e literários produzidos por mulheres, a fim de propor reflexões sobre gênero, feminismo, raça e ancestralidade. Ciranda das Mulheres, Sarau das Pretas e Slam das Minas fazem parte da programação.

Abrindo as atividades, no dia 6 de março, às 14h, tem a oficina Ciranda das Mulheres, organizado por Samantha Caracantes. A proposta é que um grupo de mulheres de todas as idades se reúna semanalmente e convide o público para uma roda de leitura, em que serão recitados e discutidos textos das mais eminentes escritoras da literatura brasileira e estrangeira. Os encontros acontecem de 6 de março à 24 de abril, sempre às terças-feiras, às 14h.

Mulheres negras atuantes no cenário cultural periférico de São Paulo se reúnem no dia 17 de março, sábado, às 19h, para o Sarau das Pretas. O espetáculo acontece por meio da palavra falada, cantada ou declamada, dos tambores e de seus corpos em constante movimento, propondo reflexões sobre ancestralidade, cor, gênero e feminismo. Débora Garcia, Elizandra Souza, Jô Freitas, Taissol Ziggy e Thata Alves irão participar do encontro artístico e literário.

Slam das Minas – SP fecha a programação especial, no dia 15 de abril, domingo, às 14h30. Completando seu terceiro ano na Casa das Rosas, o Slam propõe uma batalha de poesia entre escritoras e slammers, visando garantir uma vaga feminina para a competição em nível nacional, o Slam BR.

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Oficina – Ciranda das Mulheres
Terças-feiras, de 6/3 a 24/4 – às 14h

Sarau das Pretas
Sábado, 17/3 – às 19h

Slam das Minas – SP
Domingo, 15/4 – às 14h30

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
www.casadasrosas.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s