Espaço Cultural Circo do Asfalto recebe a Trupe Lona Preta no Quarta Cultural

As noites de quarta-feira terão um gostinho a mais no ABC! A cada semana o Espaço Cultural Circo do Asfalto recebe apresentações de artistas de diversos lugares do Brasil e do mundo! A programação começa com a Trupe Lona na Preta no dia 07 de março com ingressos gratuitos!

 

Foto 8 - Fubanguinho - Créditos LAZERUM_Easy-Resize.com

 

Com seu novo projeto “Juntos Somos Mais Fortes” contemplado pelo edital PROAC – Territórios das Artes (Espaços Independentes) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Circo do Asfalto abre as portas de sua sede para abraçar e ser abraçada pela comunidade.

Com uma agenda recheada de atrações gratuitas, o projeto tem como objetivo fortalecer as atividades que já são realizadas no Galpão, expandir as ações para outros espaços da cidade e fortalecer a cena circense do ABC. Para além das apresentações, o projeto promove um ambiente de troca entre artistas locais e de outros territórios, facilitando também o acesso à cultura das comunidades no entorno.

Entre as ações do projeto está a Quarta Cultural, que como o próprio nome diz, trás o melhor da cultura popular com diversos artistas convidados para animar as noites do Jardim Bom Pastor em Santo André.

A programação do Quarta Cultural começa essa semana com a apresentação da Trupe Lona Preta (SP), que é formada por artistas de diversas linguagens (música, teatro, artes plásticas e cinema) que partindo da linguagem do palhaço tem uma pesquisa contínua sobre estética e política.

No dia 07 de março a Trupe Lona Preta apresenta “O Circo Fubanguinho” que une palhaçaria e composições musicais, com base nas tradições populares, com ênfase nos seus aspectos sociais, históricos e políticos, que refletem na construção do roteiro, das piadas e musicas. O grupo faz um recorte que considera, respeita e ressalta o ponto de vista da luta, da organização e das contradições da sociedade.

Na peça, motivados por interesses antagônicos, o dono do circo representa a ordem, a elegância, a produtividade, a eficiência. Já os funcionários: símbolos da marginalidade, ineficiência e improdutividade. A partir deste ambiente de contradição, se extraem os elementos mais valiosos das cenas.

Além da Trupe Lona Preta, a programação de março conta com uma Mesa de Debates sobre Inclusão nas Artes Cênicas no dia 14 de março (14h00) com a participação da Palhaça Birita (SP) e a Trupe do Trapo (Santo André). No mesmo dia, tem apresentação às 20h00 do Grupo Nopok (RJ).

Já no dia 21 de março às 14h00 tem apresentação do grupo La Cascata Cômica e às 20h00 do Palhaço Klaus, ambos de São José dos Campos-SP.

Ao longo do ano, o Espaço Cultural Circo do Asfalto receberá artistas, grupos e coletivos de diversos lugares do Brasil e do mundo, para apresentação de espetáculos, festas populares, shows, exposições, oficinas, ciclos de conversas e um programa de residência artística.

Espaço Cultural Circo do Asfalto foi criado em 2015, pela companhia Circo do Asfalto. Desde então tem aberto suas portas para receber fazedores das artes dos mais diferentes lugares do mundo.

Ao longo deste tempo foi criando uma relação com o território que o cerca e é hoje uma das principais opções culturais da região. Fomentando a arte do encontro entre artistas de diversos seguimentos, ampliando e fortalecendo as redes, compartilhando conhecimentos, trabalhando na formação de público para o circo e difundindo a arte na periferia da cidade de Santo André.

O espaço está localizado em uma rua sem saída na divisa de Santo André com São Bernardo. As ações da festa de Carnaval acontecerão dentro do espaço e na rua em frente, seguindo até o campinho de futebol que fica no cruzamento da Av. Bom Pastor com Rua Sebastião Pedroso, s/n.

A responsável pelo espaço é a companhia Circo do Asfalto, que foi formada em 2008 pelo casal Fran e Douglas Marinho. Buscando levar arte a pequenas comunidades, vilarejos, aldeias, quilombos e outras cidades fora da rota tradicional de artes no Brasil, a companhia já circulou por todas as regiões brasileiras e diversos países da América Latina, apresentando-se em mais de mil e quinhentas cidades, através de produções independentes, festivais, convenções de circo, prêmios e editais de incentivo à cultura.

Para acompanhar a programação do espaço acesse:

https://www.facebook.com/circodoasfalto/

https://www.facebook.com/Espa%C3%A7o-Cultural-Circo-do-Asfalto-706420862827888/

Quarta Cultural recebe Trupe Lona Preta

Espetáculo: “O Circo Fubanguinho” – espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. As músicas pontuam e costuram o enredo. Nele, dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro, tentam se inserir a qualquer custo.
Quando: Dia 07 de março de 2018 – Horário – 20h00
Entrada Gratuita (contribuição voluntária – pague quanto quiser!)
Retire seu ingresso 30 minutos antes de cada atividade
Lotação máxima de 85 pessoas

FICHA TÉCNICA
Direção: Sergio Carozzi e Joel Carozzi
Elenco: Alexandre Matos, Elias Costa, Henrique Alonso, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington
Bernado.
Produção: Henrique Alonso, Dona Méris e Xisté Marçal

Onde: Espaço Cultural Circo do Asfalto
Endereço: R. Sebastião Pedroso, 27 – 30 – Jardim Bom Pastor, Santo André – SP, 09051-050 – Telefone: (11) 4316-1097

Contato Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – lucigandelini@gmail.com – (11) 99568-8773

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s