Livro ‘Sonata em Auschwitz’ é lançado no Flipoços

Autora Luize Valente participa de bate-papo sobre a obra com José Luiz Goldfarb

 luize_valente_1

Tradicional na programação do Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, o ciclo “Literatura e História” deste ano recebe o lançamento do livro “Sonata em Auschwitz” com a presença da autora Luize Valente em um bate-papo com o professor José Luiz Goldfarb. A mesa “A ascensão do nazismo na Alemanha, culminando na fatídica Noite dos Cristais” acontecerá no dia 04 de maio às 09h30 na Arena Cultural. A entrada é gratuita.

O livro é o terceiro romance da escritora e documentarista Luize Valente e traz, na trama, a história de um bebê nascido nas barracas de Auschwitz-Birkenau em outubro de 1994 e uma sonata composta por um jovem oficial alemão, na mesma data, também em Auschwitz, dão origem a duas histórias que se cruzam e se completam.

Conforme a autora, este romance é uma ficção baseada em fatos históricos e dados reais e inspirada por depoimentos de sobreviventes. A autora teve um encontro especialmente marcante com a sobrevivente judia Maria Yefremov  falecida, com mais de 103 anos, em dezembro de 2017, no Rio de Janeiro – e desse encontro resultou o mote para a escrita da ficção. Maria teve um bebê em Auschwitz em 1944 e nunca soube o que aconteceu com ele. No romance, o destino será outro.

Outra curiosidade é que a Sonata que dá título ao romance ganhou forma no plano real enquanto o livro era escrito, em 2017. O sobrinho da autora, o jovem maestro Antonio Simão, compôs a Sonata para Haya tendo a mesma idade do personagem Friedrich, 24 anos. Um instigante diálogo entre ficção e realidade.

O livro lançado em 2017 ficou na lista dos mais vendidos do país e no início de 2018 alcançou o mesmo lugar com a edição portuguesa.

Para Gisele Corrêa Ferreira, curadora do Flipoços, o lançamento da autora no Flipoços reforça o tema, que já tem sido pauta de rodas de conversa ao longo dos anos no encontro. “Esta é nossa 13ª edição e sempre fazemos questão de trazermos mesas sobre o período das grandes guerras, já que é preciso debater sobre a literatura produzida em cima deste tema. Estamos muito felizes com a presença da autora no nosso festival e com a mediação do José Luiz Goldfarb, que sempre está conosco e retorna, mais uma vez, para mediar este bate-papo”, enfatizou.

Sobre a autora

Luize Valente nasceu no Rio de Janeiro, de ascendência portuguesa e alemã. Apaixonada, desde sempre, por História, com especial fascínio por temas ligados à história judaica e aos refugiados em tempos de guerra, formou-se em Jornalismo, com pós-graduação em Literatura Brasileira pela PUC/RJ. Luize traçava, assim, o caminho da sua principal vocação: o gênero literário do romance histórico.

 luize_valente_2

Flipoços

O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontecem de 28 de abril a 06 de maio no Espaço Cultural da Urca. A doação de livros de literatura em bom estado em troca dos ingressos para as palestras master começa no próximo dia 19 de março e a programação completa estará em breve no ar. Flipoços 2018 conta com o patrocínio do DME, Mineração Curimbaba, Climepe, Fibrax, Supervale Supermercados e Prefeitura de Poços de Caldas. Parceiro cultural Sesc Minas. Mais informações ligue (35) 3697 1551.

A programação oficial do Flipoços 2018 está no ar pelo site www.flipocos.com Agendamentos pode ser feitos com Maíra pelo coordenacao@gsceventos.com.br ou pelo telefone (35) 3697 1551. Os ingressos começam a ser entregues a partir de 19 de março em troca da doação de um livro de literatura em bom estado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s