Grupo Esparrama lança livro e promove encontro sobre ‘Infância e Cidade’

Grupo Esparrama famoso por realizar apresentações de teatro na janela de um apartamento em frente ao Minhocão convida a população para dialogar sobre Infância e Cidade e lança publicação sobre o Projeto Navegar!

 S13

1º Papo de Janela acontece no Galpão do Folias e na Biblioteca Monteiro Lobato

No dia 24 de março, o Grupo Esparrama promove o 1º PAPO DE JANELA, um grande encontro para discutir e trocar experiências sobre temas que foram importantes durante toda a pesquisa do Projeto Navegar sobre o imaginário infantil e sobre o espaço das crianças em nossa cidade.

Serão abordados temas como Infâncias e Democracia, Educação Integral e Cidade Educadora, Experiências de Participação Social de Crianças e Criação Artística com Crianças.

Entre os convidados estão Helena Singer, Laila Sala, Marília de Santis, Dayane Araújo, Naime Silva, Hevelin Gonçalves, Uxa Xavier e outros profissionais que tem o seu trabalho pautado no trato com as diversas infâncias.

No mesmo dia o grupo realiza o lançamento de uma publicação voltada para crianças, contando toda a história do projeto Navegar, propondo aos pequenos leitores um primeiro contato com um processo de criação artística.

“Com ele esperamos, além de fazer um registro histórico deste longo processo, colaborar com uma bibliografia de apoio para os profissionais que ensinam teatro para crianças, um material lúdico que aborda temas relacionados ao fazer teatral de forma apropriada para esta faixa etária” – comenta Iarlei Rangel, diretor do Grupo Esparrama.

Sobre o Projeto Navegar

Desde 2016 o Grupo Esparrama organizou “expedições poéticas” que percorreram regiões de São Paulo se aproximando do imaginário infantil sobre cidade. Vivências, oficinas e uma exposição deram subsídio para que a janela mais movimentada do Minhocão reabrisse esparramando arte e bom humor novamente em seu novo espetáculo: Navegar – que estreou em 25 de fevereiro e encerra sua temporada no próximo domingo, dia 25 de março de 2018.

O Grupo Esparrama é reconhecido por surpreender as crianças com temas que geralmente são considerados complexos, mas que ao serem tratados em camadas simbólicas proporcionam diversos níveis de diálogo, envolvendo os públicos de todas as idades. Agora, com uma fábula sobre a disputa entre pássaros e gatos, além de discutir uma cidade que não leva em consideração a “fala” das infâncias o grupo reflete sobre os mecanismos sociais, políticos e urbanos que nos afastam do exercício democrático.

“NAVEGAR” nasceu da necessidade de resposta à provocação que o grupo se lançou na obra anterior, Minhoca na Cabeça. Uma garotinha que veio do interior e precisa vencer seus medos para brincar na cidade grande, ao final convida a todos a desbravarem a cidade entoando em alto e bom som: “Navegar!”. Mas é possível uma criança navegar pela cidade nos dias de hoje?

Para tentar responder a essa questão o grupo se jogou em grandes e audaciosas expedições por São Paulo. Orientados pela pedagoga Laila Sala, na primeira expedição do Projeto Navegar partiu para encontrar com as infâncias da EMEI Gabriel Prestes, da ocupação Lord Palace e do CEU Heliópolis, com a participação deDaniel Viana (poeta), Sissy Eiko (fotógrafa) e Marina Faria (Ilustradora) que fizeram registros poéticos contribuindo com o entendimento sobre como aquelas crianças pensam, vivem e sentem seus territórios.

Toda a materialidade criada foi organizada pelo cenógrafo Jaime Pinheiro na exposição interativa “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”, que foi de encontro com infâncias de outros e que agora está na FUNARTE, também em cartaz até 25 de março, com entrada gratuita.

Com o Projeto Navegar na 29ª edição da Lei de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo (um dos mais importantes editais de fomento ao teatro da cidade), vem dando continuidade à sua pesquisa de linguagem e ampliando sua relação com a cidade. Com as ações do próximo sábado, o grupo pretende compartilhar com a população toda esta jornada sobre as escutas realizadas com crianças e sobre o imaginário infantil sobre a cidade.

PROGRAMAÇÃO – 1º PAPO DE JANELA – Esparramando Infâncias, Cidade, Educação e Arte

Mesa 1 – das 9h às 10h15 – Galpão do Folias – INFÂNCIAS E DEMOCRACIA

-Helena Singer – Doutora em Sociologia e pós-doutorada em Educação. Foi Assessora Especial no MEC , Diretora da Cidade Escola Aprendiz e chefe do Dep. de Ações Estratégicas e Inovação do Sesc Nacional.
-Laila Sala – Educadora, atualmente coordenadora do núcleo educacional do CEU Heliópolis.

 

Mesa 2 – das 10:30 às 11:45h – Galpão do Folias – EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADES EDUCADORAS

-Marília de Santis – Gestora do CEU Heliópolis – Profª Arlete Persoli
-Dayane Araújo – Programa Cidades Educadoras – Associação Cidade Escola Aprendiz

Mesa 3 – das 14h às 15:15h – Biblioteca Monteiro Lobato – EXPERIÊNCIAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE CRIANÇAS

-Naime Silva – Psicóloga, professora de infância e formadora de políticas de infâncias em SP.

Mesa 4 – das 15:30 às 16:452h– Biblioteca Monteiro Lobato – EXPERIÊNCIAS DE ESCUTA E CRIAÇÃO ARTÍSTICA COM CRIANÇAS

-Lígia Campos e Iarlei Rangel – Grupo Esparrama

-Hévelin Gonçalves – Grupo Dá Trabalho, mas é bom, da Ocupação Lord Palace
– Uxa Xavier – diretora grupo Lagartixa na Janela e membro da CID, Council International Dance / Unesco

Lançamento da Publicação sobre o projeto:

NAVEGAÇÕES TEATRAIS PARA PEQUENOS TRIPULANTES: DIÁRIO DE BORDO DO GRUPO ESPARRAMA
Uma publicação voltada para crianças, que além de ser um registro de todas as ações do Projeto Navegar, propõe para os pequenos leitores um primeiro contato com as especificidades da linguagem teatral e de um processo de criação artística.

 

Endereços: Galpão do Folias – R. Ana Cintra, 213 – Santa Cecília, São Paulo – SP, 01201-060

Biblioteca Monteiro Lobato – Rua Gen. Jardim, 485 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01223-011

Entrada Gratuita

Classificação Livre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s