44º Festival Sesc Melhores Filmes e a recente produção cinematográfica são temas de bate-papo transmitido ao vivo pelo Sesc São Paulo

Flyer-bate-papo-MelhoresFilmes

No dia 06 de abril, às 16h, o Sesc São Paulo transmite um bate-papo ao vivo em torno da 44ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes, que exibe e premia os filmes mais significativos de 2017. Com participação do público por meio da página do CineSesc no Facebook (facebook.com/cinesescsp), a conversa é comandada pela jornalista e documentarista Flavia Guerra, que este ano escreve para o blog do Festival, e pela youtuber e produtora de conteúdos Luisa Clasen, conhecida como Lully (youtube.com/lullydeverdade).

No bate-papo, além de comentar os filmes nacionais e estrangeiros vencedores da 44ª edição do festival – o anúncio ocorre dois dias antes, em 4 de abril, na cerimônia de premiação realizada no CineSesc – Flavia e Lully abordam temas que marcaram o mundo cinematográfico no ano passado, como a crescente atuação das mulheres no setor – desde a forte presença de diretoras no circuito comercial e autoral até o surgimento de movimentos que buscam paridade nas equipes, a denúncia de assédios, entre outros-; a mudança projetada no Oscar 2018, que teve a diversidade como foco e contou com discursos engajados como o da atriz norte-americana Frances McDormand; o grande número de lançamentos comprometidos com as movimentações políticas e econômicas que interferem na vida social ao redor do planeta; o aumento de premiações ao cinema latino-americano, entre outros.

Festival Sesc Melhores Filmes

Criado em 1974, é o primeiro festival de cinema da cidade de São Paulo e oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior, que são escolhidos democraticamente por meio de votação de público e crítica. Os filmes que participam da votação em 2018 são aqueles lançados nas salas de cinema de São Paulo durante o ano de 2017. Em 44 anos de realização, o Festival Sesc Melhores Filmes já exibiu centenas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros. Em 2010, o festival inovou ao ser o primeiro evento do gênero a disponibilizar sua programação com acessibilidade. Atualmente, todas as sessões exibidas no festival possuem audiodescrição (narração dos aspectos visuais dos filmes) e legendas open caption (quando não só as falas, mas também as paisagens sonoras dos filmes são descritas), recursos que incluem pessoas com deficiências visual e auditiva na experiência do cinema.

imagem_release_1196202

Cena do filme ‘Corra!’


Flavia Guerra
é documentarista e jornalista. Formada em Jornalismo pela ECA-USP, tem mestrado em Direção de Documentários (Screen Documentary) pela Goldsmiths-University of London. É editora do TelaTela (telatela.com.br), colunista de cinema do canal Arte 1, comentarista do programa Café com Jornal (Rede Bandeirantes) e curadora de diversos festivais, como o Feed Dog Brasil – Festival Internacional de Documentários de Moda. Foi coprodutora e assistente de direção de curtas como O Caminhão do Meu Pai (pré-finalista ao Oscar 2015, dirigido por Maurício Osaki), dirigiu Karl Max Way (premiado no Festival É Tudo Verdade 2010), integrou a equipe de Marcha da Vida (dirigido pela nomeada ao Oscar Jessica Sanders, sobre sobreviventes do Holocausto, filmado nos Campos de Concentração da Polônia e em Israel); e roteirizou e narrou a série documental Brasil Visto do Céu (ainda inédito no Brasil, coprodução da Gullane Filmes e da francesa Arte), entre vários outros. Como jornalista, atuou como repórter de Cultura de O Estado de S. Paulo por 15 anos. Já cobriu os principais eventos de cinema do mundo, tais como Cannes, Berlim, Veneza, e entrevistou personalidades como Al Pacino, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Brad Pitt e Fernando Meirelles. Colaborou com veículos diversos, como Revista Carta Capital, Isto É Gente, Marie Claire, Continente, Trip, VIP, Wish Magazine e jornal Brasil Econômico.

36807437431_55bfc88a5e_k

Luisa Clasen (Lully) nasceu no Rio de Janeiro, mas passou grande parte da sua vida em Curitiba. Estudou Cinema na Faculdade de Artes do Paraná e dentre suas atividades estão a dublagem (formou-se em 2009), a dança e o canal youtube.com/lullydeverdade, onde acumula mais de 365 mil inscritos e 15 milhões de visualizações de suas análises e comentários semanais sobre as estreias cinematográficas e sobre cultural em geral.

lully-de-verdade-capa_1

 

Bate-Papo sobre o 44º Festival Sesc Melhores Filmes
Com Flavia Guerra e Luisa Clasen (Lully)

Dia 06 de abril de 2018 (sexta-feira), às 16h
Canal do CineSesc no Facebook (facebook.com/cinesescsp)
Site do Festival: sescsp.org.br/melhoresfilmes

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s