iN SAiO Cia. de Arte faz mergulho ‘Abissal’ na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Temporada, com oficina na Oswald, e mini turnê descentralizada da Companhia integram proposta de projeto comtemplado pelo Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

Com seu mais recente trabalho, “Abissal”, que se configura por meio da corporeidade dos intérpretes, do espaço e do som, a  iN SAiO Cia. de Arte, dirigida pela bailarina e coreógrafa Claudia Palma, ocupa a Oficina Cultural Oswald de Andrade, de 5 a 14 de abril (quintas e sextas, 20h; sábados, 19h). Depois da temporada na Oswald, que inclui ainda cinco dias de oficina de compartilhamento do processo de criação do espetáculo (de 17 a 21 de abril), a companhia segue em circulação descentralizada, para três equipamentos públicos da Cidade: Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (Zona Leste), Fábrica de Cultura Capão Redondo e CEU Alvarenga (ambos na Zona Sul).

Em “Abissal”, cada artista desenvolve seus padrões corporais numa construção poética de profundidades individuais – como se cada um pudesse mergulhar dentro de si, coexistindo numa relação entre diferentes distâncias espaciais e temporais. A dramaturgia alcança um ambiente de jogo entre os intérpretes e as cenas; construídas num fluxo de entradas e saídas, de ida e volta às “zonas abissais”, remetem a imagens de finitude, resistência, perversidade, feminino, opressão, atritos, essencialmente adensadas pela música composta e executada ao vivo, na bateria, por Guilherme Marques.

Gestos, posturas, tônus, disposição no espaço deflagram a condição humana no mundo. Desse modo, Abissal é composto por diferentes movimentos: intérpretes, som, cenografia, iluminação, cada um ocupando uma diferente zona abissal e descobrindo suas possibilidades de aprofundamento.

Com desenho de luz de Hernandes Oliveira, cenografia de Suiá Ferlauto e figurino assinado por Claudia Schapira, “Abissal” contou com Rodrigo Vilalba como provocador filosófico no processo de investigação e criação.

A circulação, que acontecerá em maio, começa no Centro Cultural de Cidade Tiradentes (dia 3/5, quinta, às 20h), vai para a Fábrica de Cultura Capão Redondo (dia 10/5, quinta, às 15h), e termina no CEU Alvarenga (dia 23/5, quarta, às 19h).

Todas apresentações têm entrada gratuita e integram projeto contemplado pelo programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo (23ª edição).

Abissal, com iN SAiO Cia. de Arte

5 a 14 de abril (quintas e sextas, 20h; sábados, 19h)

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3222-2662

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 60 minutos

Entrada gratuita

 Oficina com base no processo de criação de Abissal

17 a 21 de abril (terça a sábado, das 15h às 18h)

Inscrição: enviar carta de intenção e breve currículo (max. 10 linhas) para insaiociadearte@gmail.com, com assunto: “Inscrição – Oficina iN SAiO”, até 13 de abril.

A seleção será divulgada na página do facebook e no site da iN SAiO.

Público: artistas, estudantes e interessados

Vagas: 20

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s