Ateliê de gravura da Oficina Cultural Oswald de Andrade oferece atividades gratuitas

rogramação reúne oficinas de gravura em metal, iniciação à fotografia artesanal e outras artes gráficas para iniciantes e iniciados nos diferentes processos artísticos

 ocoswalddeandrade_640x480

O ateliê de gravura da Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, realiza em abril diversos cursos de gravura, xilogravura, linoleogravura, litografia, oficina de criação de livros de artista e livros experimentais, ateliê aberto e outras programações gratuitas para jovens e adultos. As inscrições podem ser feitas no site e as vagas são limitadas.

Dentre a programação, destaque para a Iniciação à fotografia artesanal: cianotipia. A atividade permite que os participantes explorem as possibilidades das técnicas de fotografia artesanal, processos fotográficos do século XIX que atualmente são utilizados por artistas e fotógrafos que buscam explorar o potencial de fotos mais criativas que não tenham tanto compromisso com retratar a realidade.

Este é um dos poucos ateliês de gravura público da cidade. O espaço oferece suporte aos artistas para criação em técnicas tradicionais como xilogravura – gravura em madeira e gravura em metal e outras técnicas experimentais, como linoleogravura – arte criada em placas de borracha, técnicas que utilizam fotografia etc.

Veja abaixo a descrição completa das atividades:

Gravura em metal | 2/4 a 25/6. Segunda-feira, das 18h30 às 21h30 | 16 anos
Inscrições: https://goo.gl/99QHdT
Com Norma Mobilon.
A oficina propõe uma introdução aos procedimentos da água-tinta – técnica de gravura – além da utilização do crayon litográfico e da ponta-seca como recursos expressivos para a construção da imagem.  Durante o curso, haverá uma introdução à história da gravura a partir dos grandes mestres que começaram a utilizar a água-tinta, como Goya, Max Klinger, Rouault, passando pelos artistas do Expressionismo Alemão, até chegar nos artistas brasileiros, como Marcello Grassmann, Evandro Carlos Jardim,  entre outros.

 

Narrativas visuais: relações poéticas entre o Livro do artista e a Monotipia | 3/4 a 26/6. Terça-feira, das 14h00 às 16h00 | 16 anos
Inscrições: https://goo.gl/1XxUbg
Com Fabiola Bastos Notari.
Com a intenção de aproximar as técnicas artísticas ao cotidiano, a oficina parte da monotipia – técnica muito utilizada pelos impressionistas e movimentos vanguardistas – e do universo dos livros/publicações de artista com o intuito de discutir e construir narrativas visuais. Sendo assim, As imagens gráficas criadas ao longo dos encontros serão organizadas em formatos diferenciados, entre dobras e costuras, possibilitando assim o entendimento de narrativa, sequência e montagem.

 

Imagem impressa: variação e multiplicidade | 3/4 a 26/6. Terça-feira, das 19h00 às 21h30 | 16 anos
Inscrições: https://goo.gl/tUzVMR
Com Paulo Camillo Penna.
A oficina propõe a experimentação e construção de imagens em torno de duas questões centrais da imagem impressa: a variação e a repetição. A partir da introdução aos fundamentos da gravação e impressão em relevo e em encavo, os participantes desenvolvem uma proposta de trabalho considerando questões relativas à construção da imagem gravada e impressa.

Narrativa gráfica em livros experimentais | 4/4 a 27/6. Quarta-feira, das 18h30 às 21h30 | 16 anos
Inscrições: https://goo.gl/8wYhyh
Com Julia Contreiras.
A oficina propõe a criação de um livro autoral fora dos padrões convencionais a partir do estudo da gravura, encadernação e diferentes tipos de papéis. Pensar-fazendo e fazer-pensando narrativas gráficas em livros experimentais.

O caderno do artista como percurso | 5/4 a 24/5. Quarta-feira, das 14h00 às 16h00 | 16 anos
Inscrições: https://goo.gl/eJTgVe
Com Vânia Medeiros.
O curso busca refletir sobre o lugar do caderno no processo criativo do artista, como percurso e como obra em si. Nos encontros os participantes fazem exercícios práticos de experimentação gráfica e encadernação, além de discutir sobre os próprios trabalhos e referências artísticas.

Iniciação à fotografia artesanal: Cianotipia e Goma Bicromada | 5/4 a 24/5. Quinta-feira, das 14h00 às 16h00 | 16 anos
Inscrições: https://goo.gl/BCddKU
Com Amanda Branco.
A fotografia artesanal compreende os processos fotográficos históricos do século XIX. Atualmente esses processos são utilizados por artistas e fotógrafos que buscam explorar o potencial plástico de uma fotografia menos comprometida com a documentação da realidade, abrindo-se para possibilidades criativas. O curso permite que os participantes explorem as possibilidades das técnicas cianotipia e goma bicromatada e produzam imagens artesanais.

Ateliê Aberto | 6/4 a 29/6. Sexta-feira, das 14h00 às 19h00 | 16 anos
Atividade sujeita a lotação do espaço
Com Frederico Heer.
O Ateliê Aberto é um espaço destinado à produção e desenvolvimento de trabalhos gráficos, possibilitando a prática da xilogravura e da gravura em metal, bem como de variantes alternativas desses processos. Os participantes têm acesso à estrutura necessária para gravação e impressão, além de auxílio técnico, sendo necessário apenas providenciar os materiais individuais. O espaço é indicado para quem já tem alguma experiência na área e necessita de estrutura adequada para desenvolver seus trabalhos.

Linoleogravura a cores: processo de Picasso | 7/4 a 30/6. Sábado, das 14h00 às 19h00 | 16 anos
Inscrições: https://goo.gl/B3sn37
Com Sérgio de Moraes.
Os alunos dos encontros produzem suas gravuras em linóleo pelo processo que se convencionou chamar de “Processo de Picasso”, no qual gravam e imprimem sucessivas vezes a mesma matriz, com diversas cores, até chegarem a imagem final. Nesse processo as técnicas de entintagem e impressão são aperfeiçoadas com o uso das ferramentas disponíveis no Ateliê.

Litografia de cozinha: folha de alumínio | 3/5 a 28/6. Quinta-feira, das 18h30 às 21h30 | 16 anos
Inscrições: https://goo.gl/Ya2nC6
Com Marina Castelo.
Diferente de outras técnicas de gravura – por não envolver entalhes apenas o desenho diretamente na superfície preparada – a imagem oleosa da litografia (feita com giz, por exemplo), atrai a tinta para a sua superfície e repele a água, preservando áreas não desenhadas de entrar em contato com a gordura e possibilitando a impressão de várias cópias.

A litografia de cozinha é uma adaptação caseira para técnica da litografia que tradicionalmente é feita na pedra. A oficina mostra essa adaptação, que usa como placa litográfica uma folha de alumínio. O projeto retoma brevemente a história da litografia e, paralelamente, discute novos usos dados a ela, aliada a outras técnicas gráficas e de encadernação.

 

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE


A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social POIESIS.

 
A POIESIS –
Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h00 às 22h00 e aos sábados das 10h00 às 18h00.
oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
www.oficinasculturais.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s