
(Crédito: Tatsuo Yamashita)
Já foi o tempo no qual uma boa leitura pedia o bom e velho livro impresso em mãos. A digitalização das escritas no papel e novas produções direcionadas apenas para a leitura online popularizaram os eBooks. Quanto a esses, eles são dominados pela Amazon e seu Kindle.
No site da Amazon, opções não faltam e muitas delas são gratuitas. Mesmo para quem não tem o Kindle — dispositivo móvel próprio para leitura dos eBooks da Amazon — é possível aproveitar o acervo grátis com milhares de obras grátis através da plataforma (disponível em vários dispositivos). Ainda, há aplicativo do Kindle para os mais diversos dispositivos – de PC/Mac aos tablets e smartphones. A seguir, separamos algumas dicas de livros interessantes de diferentes assuntos.
O Caminho para a Independência Financeira (Diogo Pereira) — Livro de linguagem simples e direta, esta obra apresenta conceitos básicos da independência financeira. Ademais, é um material essencial para quem não tem muito conhecimento sobre o assunto.
Muito bem avaliado pelos clientes da Amazon, o livro aborda temas relevantes como aumento de renda, poder dos pensamentos, alfabetização financeira e vários outros.
Planejando Livros de Sucesso: O que especialistas precisam saber antes de escrever um livro (Eldes Saullo) — Escrever um livro exige uma série de conhecimentos prévios e este material produzido por Eldes Saullo é um bom norte para quem pretende escrever um pela primeira vez. A obra também não deixa de ser interessante para veteranos na escrita. “Vai abrir seus olhos para pontos primordiais que todo escritor precisa levar em conta antes mesmo de escrever o primeiro parágrafo de seu livro”, destaca o autor.
Poker Predador: Torne-se um vencedor nas mesas (Marcelo Salles) — O poker é um esporte que demanda habilidades, estratégia e força mental e este eBook mostra de forma bem didática como se aprimorar esses pontos. No livro, há dicas para adaptar estratégias de acordo com o perfil dos competidores, explicação da matemática do esporte e muito mais.
O objetivo do livro não é focar em assuntos muito avançados para quem está começando nesse esporte. As são dicas básicas e relevantes para quem pretende crescer no poker. Além disso, é um conteúdo que pode auxiliar em outras áreas de trabalho, como tomadas de decisão, agir sob pressão e como manter a disciplina.
Bitcoin para Iniciantes – O guia definitivo para aprender a usar bitcoin e criptomoedas (Steve Hollins) — Este livro é recomendado para quem não conhece muito sobre bitcoin e criptomoedas, pois a obra vai desde os conceitos básicos das moedas virtuais até os mais detalhados.
Segundo o autor, as criptomoedas já deixaram de ser algo que apenas alguns nerds tecnológicos conhecem e, atualmente, são modos revolucionários que mudaram completamente nossos conceitos sobre o dinheiro.
Memorize como Sherlock Holmes – Aprenda e domine a técnica do palácio da memória (Steve Allen) — Livro prático e objetivo de apenas 65 páginas, a obra é um guia com técnicas simples de memorização. Segundo a descrição do produto no site da Amazon, neste livro o leitor aprende a memorizar todos os tipos de informações e não apenas listas de objetos.
O tema central é desenvolvido de uma forma direta. Para alguns, isso pode ser interessante, pois o autor vai direto ao ponto. No entanto, para aqueles que procuram por conteúdos mais detalhados, a leitura pode ser um pouco frustrante.
A Pátria de Chuteiras (Nelson Rodrigues) — De forma brilhante e utilizando diversas figuras de lingaugem, Nelson Rodrigues narra a rica história do esporte mais popular do país com o cotidiano do povo brasileiro. O livro reúne 40 crônicaspublicadas ao longo de três décadas — entre 1950 a 1970.
Nessa obra, o autor escreve sobre temas relacionados a grandes craques da história do futebol, como Garrincha, Pelé e outros. Além disso, também dá uma visão diferenciada sobre várias Copas do Mundo. O período de três décadas em que as crônicas foram produzidas coincidem com as conquistas do Brasil em três Copas.
“Já descobrimos o Brasil e não todo o Brasil. Ainda há muito Brasil para descobrir. Não há de ser num relance, num vago e distraído olhar, que vamos sentir todo o Brasil. Este país é uma descoberta contínua e deslumbrante”, trecho de crônica originalmente publicada na coluna “Nelson Rodrigues dá bom dia”.