Grátis: Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe seis novos espetáculos

A peça Cárcere, que narra a história de um pianista aprisionado, foi apresentada em diversos países e chega ao espaço no dia 28 de maio. Não perca!

ocoswalddeandrade_640x480

A Oficina Cultural Oswald de Andrade – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis – abre suas portas para o público apreciar seis novas peças de teatro que ficam em cartaz durante os meses de abril e maio. Cárcere, Adoráveis criaturas repulsivas, Muro, Os Famintos, Sutura e À Espera tratam de temas como força de trabalho, aprisionamento, periferia, função do artista, relacionamentos amorosos e esperança. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria da unidade uma hora antes de cada espetáculo.

O grande destaque da temporada de apresentações na Oficina é a peça Cárcere, que já rodou pelo mundo e será encenada no espaço. Com direção e atuação de Vinícius Piedade, o espetáculo narra sete dias da vida de um pianista em cárcere – privado de sua liberdade e de seu piano –, que será refém em uma rebelião. O pianista vive em ritmo de contagem regressiva, e suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações são expressas em um diário que começa na segunda-feira e termina no domingo, no ápice da rebelião. A apresentação, destinada aos maiores de 14 anos, será no dia 28 de maio, segunda-feira, às 20h.

No espetáculo Muro, do Coletivo Favela em Cena, dois pichadores contam histórias de diversos personagens da periferia. As narrativas são o fio condutor para o mergulho na atmosfera das favelas e suas desventuras. Bom humor e poesia são embalados por uma discotecagem ao vivo. As apresentações, que são para maiores de 16 anos, vão até 8 de maio, às segundas e terças-feiras, às 20h – exceto dias 30 de abril (19h) e 1º de maio (18h).

Em Adoráveis criaturas repulsivas o público é convidado a se aventurar em um circo decadente, cujo dono quer dedetizar o espaço, mas não pode, porque suas únicas atrações são insetos submetidos a precárias relações de trabalho. Ameaças e assédio moral são constantes, e as cenas são intercaladas com a história de um palhaço desempregado. Os números circenses dos insetos são em forma de canções interpretadas por uma banda que também é explorada. O público maior de 14 anos pode assistir à peça de 1º a 23 de maio, às terças e quartas-feiras, às 20h – no dia 1º a sessão ocorre às 18h.

O espetáculo Os Famintos traz um grande questionamento: qual a função do artista na atualidade? Uma mulher artista sofre uma crise criativa, que a leva a refletir sobre a complexidade da relação com o outro na sociedade capitalista e neoliberal e a contestar a epistemologia eurocêntrica (teoria do conhecimento europeia). A peça distorce o conceito de antropofagia (que pelos olhos do colonizador é sempre algo selvagem e inferior) e faz com que a epifania atingida pela protagonista seja alcançada pelo corpo, e não pela mente, como preveem o Iluminismo e o pensamento cartesiano. As apresentações, destinadas aos maiores de 14 anos, vão de 20 a 28 de abril, às sextas-feiras (20h) e aos sábados (18h).

Confira a programação completa de espetáculos que acontecem na Oficina Cultural Oswald de Andrade:

Muro

Segundas e terças-feiras, até 8/5 – às 20h, exceto dias 30/4 (19h) e 1/5 (18h)

Faixa etária: 16 anos

Os Famintos

Sextas-feiras e sábados, de 20 a 28/4 – respectivamente às 20h e às 18h

Faixa etária: 14 anos

Adoráveis criaturas repulsivas

Terças e quartas-feiras, de 1º a 23/5 – às 20h. No dia 1/5 a sessão é às 18h

Faixa etária: 14 anos

 

Sutura

Segundas, quintas e sextas-feiras, e sábados – de 3 a 25/5 – respectivamente às 20h e às 18h

Faixa etária: 18 anos

À Espera

Quintas e sextas-feiras, e sábados – de 11/5 a 7/7 – respectivamente às 20h, às 16h e às 18h

Faixa etária: 18 anos

 

Cárcere

Segunda-feira, 28/5 – às 20h

Faixa etária: 14 anos

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem. Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3221-4704

Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

www.oficinasculturais.org.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s