Poeta leva autores vivos à escolas da zona leste com clube do livro

Com mediação de Débora Garcia, projeto do Sesc Itaquera doará livro de contos e poemas de três autores a 120 estudantes

Débora Garcia PH Toni Miotto

Debora Garcia (Foto de Toni Miotto)

Na próxima sexta-feira (27), tem sequência o Clube do Livro do Sesc Itaquera, com mediação da poeta e gestora cultural Débora Garcia.  Com formato diferente, o clube percorrerá escolas públicas da zona Leste de São Paulo e a cada mês, entre abril e junho, uma obra de um autor diferente será trabalhada.

Conforme explicou a mediadora do clube, foram escolhidos autores periféricos para o projeto e os 120 estudantes que vão participar devem receber exemplares dos livros que serão trabalhados durante os 18 encontros.

O primeiro livro a ser trabalhado será o da própria mediadora dos encontros, Débora Garcia. A obra “Coroações – aurora de poemas” será lida e trabalhada com os estudantes ao longo dos encontros do mês de abril.  Nos próximos meses os livros escolhidos são “Te Pego Lá Fora”, do escritor Rodrigo Ciríaco e  “Águas da Cabaça”, da poeta Elizandra Souza.

As escolhas são porque tratam-se de autores de expressão, não somente na região, mas na literatura contemporânea brasileira e, principalmente, vivos e acessíveis.

“Minha expectativa é poder trabalhar com estes alunos a literatura periférica, trazendo este contraponto entre a poesia e o conto, aproximando os estudantes desta linguagem e fazer com que eles se enxerguem nestes autores, por isso eu fiz questão de escolher dois autores da zona Leste, para que possamos ter este contato com o território e uma escritora da zona Sul”, destacou a escritora.

Cada espaço participante do clube receberá dois encontros por mês e o encerramento será em dezembro no Sesc Itaquera, com a programação descentralizada nas escolas parceiras e em uma ONG.

“Quero que os alunos consigam se espelhar na nossa história de vida, na nossa obra e que possam se enxergar nesse lugar de pessoas que podem contar a própria história, utilizando a literatura, não apenas dentro da linguagem literária, mas no rap e nas demais artes, podendo ter esse impulso artístico e serem multiplicadores dessa literatura”, acrescentou Débora Garcia.

Sobre a mediadora
Débora Garcia é poetisa e gestora cultural com ampla experiência na área do livro e da literatura. É idealizadora e artista no coletivo Sarau das Pretas. Também atua junto aos coletivos Associação Cultural Literatura no Brasil e Quilombhoje Literatura, com os quais desenvolve saraus literários e projetos de incentivo à leitura e à escrita.

Serviço – Confira as datas e locais do evento: https://www.sescsp.org.br/programacao/150871_CLUBE+DO+LIVRO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s