Casa Philos tem início no Flipoços nesta quinta-feira

Residência literária ocorre de forma paralela à oficial e terá oficinas e mesas de debate

31531380_581028198937506_2455138524848979968_n

De maneira inédita, a 13ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, que abre o calendário nacional de festivais do gênero no Brasil, contará com a Casa Philos, que tem início nesta quinta-feira (3) e vai até o próximo domingo (6), no Museu Histórico e Geográfico. A entrada é gratuita.

A Casa Philos, que leva o mesmo nome da revista literária,  vem ao encontro da temática do evento neste ano, que é “A literatura & os outros Saberes” e segundo o editor, Jorge Pereira, quer criar experiências estéticas com a literatura, as artes visuais e a arquitetura. “Para além da programação de conferências, na nossa estreia teremos mesas temáticas sobre latinidade, povos originários, teatro, instalações artísticas de grandes artistas nacionais, como a Anna Luiza Magalhães, de Minas Gerais e intervenções estéticas. Nos lançamos ao desafio do hibridismo da literatura e das artes. Essa parceria é um momento de partilha de experiências e abertura da Flipoços para navegar por novos mares”, anunciou.

Esta é também a primeira vez que a Philos montará uma casa em um evento literário no Brasil e o lançamento da segunda edição impressa ocorrerá na abertura da casa no evento.  “Estamos muito honrados em nos lançar neste desafio dentro da programação da Flipoços. A Philos quer expandir e democratizar o nosso patrimônio literário e cultural neolatino, e fazer isso num evento como o Flipoços – um dos maiores festivais literários da América Latina -, é mesmo encorajador. Dentre os destaques da Casa Philos teremos atividades de masterclass de escrita criativa, crítica literária e artes visuais, de modo que todo o material produzido pelos visitantes e participantes da nossa programação será publicado em um caderno especial da revista em homenagem ao evento”, destacou Pereira.

Conforme a curadora do festival literário, Gisele Corrêa Ferreira, a ideia de ter uma casa amplia as possibilidades. “O Flipoços vem formando leitores há 13 anos e agora temos a presença da Philos por aqui, com uma casa e atividades paralelas, mostrando como nosso festival está crescendo e como há interesse em estar aqui, em fomentar a cultura a partir do nosso evento, que abre o calendário de feiras literárias no país”, comentou.

Programação
A programação da Casa Philos foi pensada para incluir todos os públicos e proporcionar  debates. Estão previstas mesas de diálogos importantes que vão falar acerca da poesia em territórios improváveis, as mulheres e o sistema prisional brasileiro. Já estão confirmados nomes como os escritores Carlos Cardoso, Giulia Ramos, Ninfa Parreiras, a presença de um dos mais consagrados saraus poéticos do Brasil, o Corujão da Poesia (RJ). Outras informações sobre a Casa Philos podem ser encontradas no site www.revistaphilos.com

 

Cristina-Judar_casa Philos

Cristina Judar

Sobre o Flipoços

O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontecem de 28 de abril a 06 de maio no Espaço Cultural da Urca. O Flipoços 2018 conta com o patrocínio do DME, Mineração Curimbaba, Climepe, Codemge, Fibrax, Supervale Supermercados e Prefeitura de Poços de Caldas. Parceiro Cultural Sesc Minas, Instituto Camões, Editoras Sextante, Dublinense, Malê, Faro Editorial, Aletria, Leya, Trilha Educacional, Edições Sesc São Paulo. Apoio da Universidade Paulista, Unip. Mais informações ligue (35) 3697 1551. A programação oficial do Flipoços 2018 está no ar pelo site www.flipocos.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s