Flipoços promove mesas sobre a língua portuguesa em BH e Brasília

Autor moçambicano Dany Wambire e autor português João Pinto Coelho participam de encontros e lançam suas obras inéditas

Dany Wambire_foto_Bruno Alves

o autor Dany Wambire (Foto de Bruno Alves)

Parte das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa iniciadas no dia 05 de maio no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, ocorrem entre esta terça-feira (8) e quarta-feira (9) em Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF), com palestras e bate-papo envolvendo os autores Dany Wambire, de Moçambique e João Pinto Coelho, de Portutal, além da curadora do festival, Gisele Correa Ferreira. O desdobramento do festival para outras cidades e estados tem apoio do Instituto Camões.

Os autores lançaram, no último sábado, em primeira mão, os livros ainda inéditos no Brasil. Dany Wambire lançou o de contos “A Mulher Sobressalente”, pela editora Malê. Já João Pinto Coelho, vencedor do Prêmio Leya, lançou o romance “Os loucos da rua Mazur”.

A primeira mesa ocorre no Sesc Palladium, na capital mineira, às 14h30. Os escritores de língua portuguesa conversam com a editora e professora Íris Amâncio. A entrada é gratuita e os autores devem discutir sobre os impactos da língua nas próprias vidas, as heranças étnicas, as vivências coloniais e os aspectos provocativos que os diversos percursos histórico-culturais possibilitam.

Já na quarta-feira os autores seguem para Brasília e às 9h realizam um bate-papo na Universidade de Brasília (UNB). Acompanhados pela professora doutora Lúcia Helena Marques Ribeiro, os escritores também apresentam suas obras.

Para a curadora do Festival, Gisele Correa Ferreira, esse intercâmbio reforça a importância do Flipoços no país. “Por meio de uma parceria com o Instituto Camões e o Sesc MG viabilizamos estas duas mesas com os autores Dany Wambire e João Pinto Coelho para celebrarmos o Dia da Língua Portuguesa e a importância da conexão entre os países através da palavra escrita, ou seja, a literatura. Estamos muito felizes por podermos levar um pedacinho do Flipoços para outras cidades e estados e também pela troca que estes encontros possibilitam”, destacou.

João Pinto Coelho_foto_Bruno Alves

O autor João Pinto Coelho (Foto de Bruno Alves)

Flipoços

O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontecem de 28 de abril a 06 de maio no Espaço Cultural da Urca. O Flipoços 2018 conta com o patrocínio do DME, Mineração Curimbaba, Climepe, Codemge, Fibrax, Supervale Supermercados e Prefeitura de Poços de Caldas. Parceiro Cultural Sesc Minas, Instituto Camões, Editoras Sextante, Dublinense, Malê, Faro Editorial, Aletria, Leya, Trilha Educacional, Edições Sesc São Paulo. Apoio da Universidade Paulista, Unip. Mais informações ligue (35) 3697 1551. A programação oficial do Flipoços 2018 está no ar pelo site www.flipocos.com.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s