Itaú Cultural realiza a Ocupação Antonio Candido

32253757_10156725367669369_3611485721140920320_n

De 23 de maio a 12 de agosto, o programa Ocupação chega à sua 40ª edição e homenageia um intelectual paulista que é mineiro nascido no Rio de Janeiro*. Um leitor preciso, que admirava escritores como Guimarães Rosa e Marcel Proust. Um pai acadêmico, mas que interrompia a escritura de grandes obras, como Formação da Literatura Brasileira, para brincar com as filhas. Que dançava com elas, que gostava de cantar e caminhar, que era considerado um homem bom por todos os que o conheceram: Antonio Candido.

Crítico literário e sociólogo, Candido é uma das maiores referências no estudo da literatura no Brasil e, pelas suas percepções das dinâmicas nacionais, é considerado um dos “intérpretes do país”, ao lado de nomes como Sérgio Buarque de Holanda – que foi seu amigo – e Gilberto Freyre. Falecido em 2017, Candido completaria 100 anos em 24 de julho. A exposição explora, assim, uma vida e uma obra que atravessaram um século.

A mostra é centrada no tema da literatura como direito universal, ideia que o professor desenvolveu no artigo “Direito à Literatura”, e exibe materiais inéditos selecionados do acervo pessoal do homenageado. São notas para ensaios, cadernos de estudo, projetos de pesquisa, um conjunto pelo qual transparece o processo criativo de obras essenciais como a citada Formação… e Os Parceiros do Rio Bonito.

Além disso, a Ocupação promove um colóquio internacional com a presença de pessoas próximas de Candido e do seu trabalho. Nos encontros, que ocorrem de 23 a 25 de maio, compõem as mesas o advogado Celso Lafer, os escritores Antonio Prata e Luiz Ruffato, os professores Šárka Grauová e Pablo Rocca e os pesquisadores José Miguel Wisnik, Marisa Lajolo e Walnice Nogueira Galvão. Saiba mais na matéria. A curadoria é do Itaú Cultural e de Laura Escorel, neta de Candido.

Publicação e site

A publicação impressa desta Ocupação segue o espírito da exposição e traz uma seleção de dois cadernos manuscritos de Candido, além de um artigo datilografado e corrigido em que o professor trata das relações entre literatura e sociedade e dos primórdios do entendimento da forma literária romance. Acompanhados de fotos e transcrições, esses fac-símiles contêm preocupações e curiosidades teóricas longevas para o autor. O livro poderá ser retirado no Itaú Cultural ou acessado em issuu.com/itaucultural.

Já no site do programa Ocupação, a seção dedicada a Candido trará a partir da abertura da mostra parte do material do evento, outros manuscritos (como o caderno “Revolucionário”, em que é analisada essa figura da política) e entrevistas com as três filhas do homenageado – Ana Luísa Escorel, Laura e Marina de Mello e Souza –; com José Miguel Wisnik, que foi seu orientando; e com trabalhadores próximos a ele: a doméstica Maria Silva e o taxista Moacir Teixeira. Ainda mais, um bate-papo entre Antonio Prata e Luiz Ruffato.

Também no site está disponível o conteúdo das edições anteriores do Ocupação. Na área de literatura, o arquivo conta com Conceição EvaristoHilda HilstMário de AndradeNelson RodriguesHaroldo de Campos e Paulo Leminski.

AntonioCandido-1-800x445

Exposição
quinta 23 de maio a domingo 12 de agosto de 2018
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h
piso térreo

Visitas educativas

Realizadas de terça a domingo, conforme demanda do público. Duração aproximada de 60 minutos. Podem ser feitas em português, inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Consulte a disponibilidade.

Visitas acessíveis em Libras nos dias 119 e 20 de junho, das 11h às 18h.

Visitas educativas agendadas

Oferecidas em português, inglês, espanhol e Libras a escolas, organizações não governamentais e instituições em geral. Entidades públicas ou sem fins lucrativos da cidade de São Paulo contam com serviço gratuito de ônibus. Mais informações pelo telefone 11 2168 1876, de terça a sexta, das 9h às 20h.

Colóquio Internacional [com interpretação em Libras]

quarta 23 de maio de 2018
às 19h
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares

quinta 24 e sexta 25 de maio de 2018
às 18h e às 20h
Sala Multiúso (piso 2) – 80 lugares

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s