Bolivianas do grupo de rap Santa Mala integram clube literário no Sesc Pompeia

Projeto com curadoria da jornalista Jéssica Balbino valoriza formas diferentes de produzir literatura e contar histórias

33420896_1648687668514564_8603991453024124928_n

Nesta quarta-feira, 20 de junho, às 19h30 o Sesc Pompeia realiza a quarta mesa do projeto “Lá na Laje: clube do livro sem livro” e recebe como convidadas a artista plástica Karen Dolorez e o trio de rappers bolivianasSanta Mala. O tema desta edição é “Entrelinhas: no tecido, nos muros e na música, uma literatura viva”. A mediação é da jornalista Jéssica Balbino, que dividiu a curadoria com as programadoras da unidade.

Durante o bate-papo, as convidadas vão falar sobre como os próprios trabalhos, envolvendo linhas e tecidos, tecem também histórias e fazem sua própria literatura, sem os livros impressos. Durante a conversa, as múltiplas narrativas serão discutidas, abordando sobre como podem se cruzar para além dos livros e eternizar histórias através da costura, que vai além das palavras e permite que trabalhadoras bolivianas imprimam suas histórias através da música, como o trio de rap Santa Mala, formado por costureiras que vivem no Brasil e também através da costura de Karen Dolorez, que utiliza o crochê para criar graffitis gigantes em muros de São Paulo.

O clube do livro, em formato diferenciado, funciona também como um convite ao público para conhecer a literatura contemporânea, que nem sempre está nos livros, mas acontece, como o próprio clube já trouxe, nos muros das cidades, nos guardanapos, nas cicatrizes, etc. Durante este semestre, já recebeu autores como Pedro Gabriel, Ryane Leão, Lâmia Brito, Giovanna Lima, Jessé Andarilho e Jô Freitas.

Para Jéssica Balbino, o projeto é a oportunidade de apresentar ao público a literatura que está além das páginas de um livro. “Quando pensamos o clube, a ideia era esmiuçar o que é/pode ser literatura para além dos prêmios literários, das páginas impressas, do cânone. Deu certo. Nesta quarta edição vamos receber rappers bolivianas e uma artista que expõe suas histórias usando o crochê e os muros. É também uma forma de fazer revolução com o que há de mais vivo e pulsante na literatura que acontece aqui e agora”, disse.

Conheça as convidadas da quarta edição

karendolorez7

Karen Dolorez

Karen Dolorez é artista visual residente de São Paulo, capital, utiliza o crochê como instrumento para sua expressão artística pessoal, criando grandes painéis em crochê e espalhando pelos muros das cidades.

Suas obras envolvem questionamentos relacionados a ocupação de espaços públicos, sociedade, arte de guerrilha, feminismo e amor. Em meio à sua pesquisa, o resgate da mulher tecelã na história e na mitologia, especialmente como forma de denúncia tem grande importância e influência, se refletindo completamente em seus trabalhos. É criada uma relação interna onde o papel da mulher na arte contemporânea dialoga com a mulher da história, ambas utilizando o ato de tecer como forma de expressão e militância.

santa mala

Santa Mala

Santa Mala é um trio de rappers composto pelas irmãs bolivianas Jhenny, Pamela e Abigail Llanque que vieram de La Paz para o Brasil há alguns anos. São proprietárias de uma confecção no bairro Belém, na zona leste. Nascidas em La Paz, na Bolívia, elas vivem em São Paulo e utilizam o rap (ritmo e poesia) para cantar/contar sobre o que vivenciam dentro da fábrica, sobre imigração e sobre feminismo.

JÉSSICA BALBINO_crédito_Marcos Correa

Jéssica Balbino (Foto: Marcos Correa)

Jéssica Balbino é jornalista, pesquisadora, mestre em comunicação pela Unicamp e dirigiu o documentário ‘Pelas Margens: vozes femininas na literatura periférica’. É editora do blog Margens e autora dos livros “Traficando Conhecimento” e “Hip-Hop: A Cultura Marginal”. 

 Outros encontros

O clube Lá na Laje vai acontecer ainda em julho e o tema será “Spoken: dá o play na poesia”, com as poetas Tatiana Nascimento, de Brasília (DF) e Letícia Brito, do Rio de Janeiro (RJ).

Lá na Laje: clube do livro sem livros

20 dej unho de 2018, quarta-feira às 19h30

Nas lajes de leitura da Biblioteca do Sesc Pompeia

Grátis. Classificação indicativa: livre.

Mais informações: http://bit.ly/LanaLaje4

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s