Circo do Asfalto lança seu primeiro programa de Residência Artística e convida artistas do Brasil inteiro para participar

Até 03 de Julho estão abertas as inscrições para participar do primeiro Programa de Residência Artística do Espaço Cultural Circo do Asfalto em Santo André, que será mediado pelo artista brincante Junio Santos, do Rio Grande do Norte. Interessados devem enviar propostas de ações na comunidade!

 

Espaço Cultural Circo do Asfalto - Foto de Ricardo Avellar (1)

Espaço Cultural Circo do Asfalto (Foto de Ricardo Avellar)

 

Espaço Cultural Circo do Asfalto abre chamada pública para seleção de artistas, grupos e companhias para residência artística com a Cia Circo do Asfalto e mediação do artista brincante Junio Santos, do Rio Grande do Norte. Através deste chamamento público, serão selecionados artistas, companhias e grupos interessados em fazer parte de um processo colaborativo, um grande intercâmbio de troca para experimentações criativas de arte e vida.

Artistas de todo os lugares do Brasil podem se inscrever, já que os selecionados terão direito à hospedagem, alimentação, auxílio logístico, um espaço estruturado para trabalho, criação e pesquisa, além de trocas criativas com outros artistas e com a comunidade do bairro Jardim Bom Pastor, em Santo André.

As inscrições vão até o dia 03 de Julho e o resultado será divulgado no dia 04. Os interessados deverão enviar propostas de contrapartidas que deverão se dar em forma de ações com a comunidade: oficinas, rodas de conversas e outras ações formativas, que deverão ser oferecidas de forma gratuita para a população. Além do compromisso com o registro e compartilhamento do processo realizado durante a residência que acontecerá de 16 a 20 de Julho, no Espaço Cultural Circo do Asfalto.

 

O mediador deste Programa de Residência será o artista brincante Junio Santos, o palhaço Cuz Cuz, que é ator, diretor e agitador cultural. Desde a década de 70, Junio atua em Teatro, TV e Rádio no Rio Grande do NorteCeará e outros estados, principalmente nos interiores, em grupos como Tablado Nordestino (Fundação José Augusto – RN), Grupo Ponto de Partida (Natal-RN) e a Cia Alegria-Alegria (Natal-RN).

Ele apoiou a criação e fomento de diversos grupos da região, integra o Centro Volante de Assessoria Teatral – Cervantes em Icapui-CE e é também um dos articuladores do Movimento Popular Escambo Livre de Rua, um movimento cultural independente que há 25 anos promove trocas para criações teatrais e fortalecimento de relações comunitárias.

O Junio também ministrou oficinas no Polo Carioca de Circo (RJ) e Instituto ESLIPA – Escola Livre de Palhaços (RJ), criando com os grupos Buraco d’Oráculo e Off-Sina (SP).

Após todos esses anos de encontros, trocas e fortalecimento, Junio virá para compartilhar essa experiência adquirida. O objetivo é possibilitar um encontro criativo profundo, ampliando possibilidades de atuação dos coletivos, companhias e artistas em seus próprios territórios.

Além de fortalecer as atividades que já são realizadas pela Circo do Asfalto junto à comunidade do Jardim Bom Pastor, fomentando a arte do encontro entre artistas de diversos seguimentos, ampliando e fortalecendo as redes, compartilhando conhecimentos, trabalhando na formação de público para o circo e difundindo a arte na periferia da cidade de Santo André.

“Em tempos de repensar a ocupação das cidades e reinventar interações nos espaços públicos, esta ação busca por estimular o pensamento e a ação políticos. Formação e informação abrem diálogos nas comunidades e as reflexões passam a integrar apresentações, a arte na provocação e transform(ação)”, comenta Junio.

Com seu novo projeto “Juntos Somos Mais Fortes” contemplado pelo edital PROAC – Territórios das Artes (Espaços Independentes) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Circo do Asfalto abre as portas de sua sede para abraçar e ser abraçada pela comunidade.

Espaço Cultural Circo do Asfalto foi criado em 2015, pela companhia Circo do Asfalto que é formada por Ricardo Avellar, e o casal Fran e Douglas Marinho. Desde então tem aberto suas portas para receber fazedores das artes dos mais diferentes lugares do mundo. O espaço está localizado em uma rua sem saída na divisa de Santo André com São Bernardo.

Para acompanhar a programação do espaço acesse: https://www.facebook.com/circodoasfalto/

Programa de Residência Artística no Espaço Cultural Circo do Asfalto com Junio Santos

Período de inscrições: 20 de Junho à 03 de Julho de 2018

Resultado: Dia 04 de Julho de 2018

Período de Residência Artística: 16 a 20 de Julho de 2018

Link para inscrição: https://goo.gl/forms/6NuUGcMPmY6sIP5X2

Quem pode se inscrever: A chamada é aberta para brasileiros e não-brasileiros com especial foco em pessoas que se identifiquem culturalmente com o movimento do espaço, a comunidade e o artista convidado.

O que o Espaço Cultural Circo do Asfalto oferece aos selecionados

Hospedagem, Alimentação coletiva, Auxílio com logística de chegada, m espaço compartilhado de trabalho e criação, equipado com energia elétrica, internet, mesas e cadeiras, Possibilidade de desenvolver um trabalho artístico-social com o artista Junio Santos no bairro do Bom Pastor em Santo André.

O que os selecionados devem oferecer em contrapartida

Envolvimento com as dinâmicas e processos do espaço, sua rede de pessoas e iniciativas e o território do entorno, moradores do Jd. Bom Pastor.

Desenvolver uma dinâmica de cuidado compartilhado, garantindo que a manutenção do espaço seja responsabilidade de todas e todos.

Documentar os processos para que possam ser compartilhados;

Fazer pelo menos uma roda de conversa e/ou oficina para a comunidade do entorno;

Desenvolver um diálogo juntamente com o artista Junio Santos em relação ao espaço e a comunidade.

Quais as áreas de atuação deste programa de residências

Metodologias colaborativas de criação, pesquisa e troca de conhecimentos, pedagogias para autonomia; Ancestralidade, Memória e Cultura popular; Arte Comunitária; Ativação de espaços públicos e a relação da arte com o território; Práticas Descoloniais e Anti-racistas; Práticas e diálogos sobre o cuidado e o autocuidado; Produção e gestão cultural alternativa e estudos curatoriais;

Como será a seleção: A seleção se dará a partir do preenchimento da ficha de inscrição online e envio da proposta de contrapartida com o espaço e comunidade. Os critérios de avaliação serão: Interesse da proposta e conexão com a proposta do espaço e comunidade; Relevância criativa; Prioridade para artistas que demonstrem capacidade de articulação e colaboração; Valorização da cultura popular, saberes tradicionais e das trajetórias periféricas de criação; Capacidade de compartilhamento do conhecimento e experiência educativa.

A participação é gratuita

 

Onde: Espaço Cultural Circo do Asfalto – Endereço: R. Sebastião Pedroso, 27 – 30 – Jardim Bom Pastor, Santo André – SP, 09051-050 – Telefone: (11) 4316-1097

Contato Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – lucigandelini@gmail.com – (11) 99568-8773

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s