A museu-casa literário oferece atividades para aqueles que desejam aprender sobre movimento modernista, tradução literária e mais

Casa Guilherme de Almeida
História da literatura, movimento modernista, tradução literária e o diálogo entre literatura e dança são os temas dos cursos e oficinas que acontecem em outubro na Casa Guilherme de Almeida, integrante da Rede de Museus-Casas Literários gerenciada pela Poiesis. As atividades são gratuitas e as inscrições são feitas no site.
Na mesa redonda Escrever entre línguas, escritores estrangeiros residentes em São Paulo – Ermildo Panzo (Angola), Shelly Bhoil (Índia) e Tarek Albertawi (Síria) – discutem sua produção literária longe de seu país de origem e sua relação com o português do Brasil, relatando suas experiências literárias relacionadas à migração. O bate-papo acontece 8 de outubro, segunda-feira às 19h.
Em diálogo com distintas correntes críticas e com a noção de obra aberta, de Umberto Eco, o curso Obras abertas: História sincrônica da literatura analisa o clássico Os irmãos Karamazov, de Dostoievski, contextualizando a obra com a história da literatura. Os encontros acontecem de 4 de outubro a 29 de novembro, quinta-feira às 19h.
O curso Modernismo brasileiro em quatro tempos trata do modernismo nacional, da Semana de 1922 e seus antecedentes, contextualizando o acervo da Casa Guilherme de Almeida com o movimento e refletindo sobre os desdobramentos desse efervescente momento artístico de nossa cena cultural. A atividade com Karina Sérgio Gomes é realizada de 10 a 31 de outubro, quarta-feira às 19h.
Em Tradução e dança – Dançando o poema, traduzindo o ritmo, Leandra Yunis fala de sua metodologia de tradução, criada em pesquisa própria, e de aspectos estéticos da poesia persa a partir da linguagem da dança, com ênfase à obra de Jalal Uddin Rumi, poeta persa do século XIII. A palestra acontece 11 de outubro, quinta-feira às 19h.
SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Cursos e oficinas
Obras abertas: História sincrônica da literatura
4/10 a 29/11, exceto 15/11 (feriado). Quinta-feira, 19h às 21h.
Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2xSaYj5
Escrever entre línguas
8/10. Segunda-feira, 19h às 21h.
Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2zE3yRA
Modernismo brasileiro em quatro tempos: diálogos com o acervo da Casa Guilherme de Almeida
10 a 31/10. Quarta-feira, 19h às 21h
Inscrições gratuitas até 10/10: http://bit.ly/2DPjPHJ
Tradução e dança – Dançando o poema, traduzindo o ritmo
11/10. Quinta-feira, 19h às 21h
Inscrições online: http://bit.ly/2Om2JVQ
Casa Guilherme de Almeida
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943
Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo
Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h