Casa Mário de Andrade realiza cursos de dança, música e educação

As atividades são gratuitas e dialogam com a Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, que comemora 80 anos

casa-mario-de-andrade_-foto-leco-de-souza-05

Quer aprender e/ou aprofundar seus conhecimentos sobre música e dança antes do ano acabar? A Casa Mário de Andrade, que integra a Rede de Museus-Casas Literários, gerenciada pela Poiesis. preparou cursos e oficinas gratuitas em outubro. As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo site do museu.

O curso Ritmos brasileiros – a prática e a teoria das músicas recolhidas na missão de pesquisas folclóricas – módulo 2 pretende revisitar os ritmos musicais recolhidos pela Missão chefiada por Mário de Andrade. Os participantes são estimulados a realizar práticas musicais e pesquisas a partir do acervo recolhido pela expedição, em 1938. Os encontros acontecem de 3 de outubro a 5 de dezembro, quartas-feiras, às 14h.

Você sabia que boa parte das danças circulares, popular em diversas culturas tradicionais, foram pesquisadas e catalogadas por Mário de Andrade? Na oficina Danças circulares, diversidades culturais: educação para uma cultura de paz, o público vivencia a prática das danças circulares, responsáveis por uma grande democratização da dança por todo o mundo. A atividade acontece dia 27 de outubro, sábado, às 16h30.

Em diálogo com os 80 anos da Missão de Pesquisas Folclóricas, na atividade Inventário dos sentidos, os participantes conversam sobre as propostas do Núcleo de Ação Educativa da Casa Mário de Andrade e suas relações com a sala de aula. Direcionada para professores e educadores, a atividade acontece dia 27 de outubro, sábado, às 14h.

 CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Cursos e oficinas na Casa Mário de Andrade

 

Ritmos brasileiros – a prática e a teoria das músicas recolhidas na missão de pesquisas folclóricas – módulo 2

3/10 a 5/12. Quarta-feira, 14h às 18h.

Inscrições online:  http://bit.ly/2QqxINV

Inventário dos sentidos

27/10. Sábado, 14h às 18h

Inscrições online: http://bit.ly/2Rg7f6I

Danças circulares, diversidades culturais: educação para uma cultura de paz

27/10. Sábado, 16h30 às 18h.

Inscrições online: http://bit.ly/2zKOKkf

Casa Mário de Andrade

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h

www.casamariodeandrade.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s