Lançamentos poéticos nacionais e internacionais movimentam Flipoços

carli boreaz

Carli Boreaz



A programação da 14ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, traz lançamentos e conversas durante a programação. O primeiro lançamento ocorre no primeiro dia do evento – 27 de abril – às 14h, com o encontro “Literatura sem fronteiras” entre os poetas Tadeu Rodrigues, que vive em Poços de Caldas e lança o primeiro volume de poesia, “A utilidade do rascunho” e Calí Boreaz, portuguesa que vive atualmente no Rio de Janeiro e lança o recomendado “Outono Azul a Sul”. Toda programação é gratuita.

Os autores vão declamar suas poesias e conversar sobre o que os motiva a escrever neste formato. Calí Boreaz é portuguesa e este é o primeiro livro de poesias da autora. Calí é atriz, cantora de fado e poeta. Este é o primeiro livro de poesias dela publicado no Brasil, onde vem sendo comparada a contemporânea Matilde Campilho.

Esta primeira obra, trata, essencialmente, do tema do tema do festival que é “Literatura sem fronteiras”, “outono azul a sul é o meu primeiro livro, é poesia, é uma travessia multi-atlântica, sempre em dois sentidos — norte-sul / sul-norte —, às vezes também é suspensão a meio desse atlântico; se tivesse de lhe dar um tema, seria: clandestinidade. Clandestinidade em toda a gravidez da palavra — do ser desenraizado / exilado (mesmo que num exílio desejado), do artista a trair o burocrata que há em nós e que é o que se espera de nós, do amante que não consegue amar. É, essencialmente, sobre estar num lugar de erro — que pode ser geográfico ou taquicárdico”, explica a autora.

TADEU RODRIGUES

Tadeu Rodrigues

Já Tadeu Rodrigues, autor de três romances, lança a primeira obra poética. “Criei coragem para lançar meu primeiro livro de poesia. Digo coragem pois escrever poesia é se expor. E quando se publica algo sai do controle do autor e cai no mundo. Pensei muito antes de colocar minhas poesias, que são em prosas, para fora. Mas aí está. Lanço com bastante euforia e feliz por poder falar um pouco sobre ele no Flipoços”, destacou.

Também na programação, no dia 02 de maio, às 18h30, ocorre o encontro entre poetas, com o paulista Caco Pontes Tokinho Carvalho. Caco Pontes é poeta e multiartista, publicou os livros “O incrível acordo entre o silêncio & o alter ego”, “Sensacionalíssimo” e “Sociedade Vertical”, pelo selo Poesia Maloqueirista. Já Tokinho Carvalho é poços-caldense, poeta, realiza o Sarau de Ninguém e é diretor na editora “Zinelândia”.

caco pontes

Caco Pontes

Na conversa, os poetas vão falar sobre o que os emociona, os faz criar e os faz colocar os escritos no mundo, bem como sobre performance e música em saraus, slams e apresentações. A entrada também é gratuita.

Para a curadora do festival, Gisele Corrêa Ferreira, as mesas poéticas já são uma tradição no Flipoços. “Nós temos por premissa trabalhar com a pluralidade e valorizar todas as expressões ligadas à literatura e a poesia é fundamental. Neste ano temos vários lançamentos e conversas sobre o tema e estamos bem animados com as trocas que ocorrem aqui”, disse.

_Tokinho de Carvalho-8

Tokinho de Carvalho

Flipoços

O Flipoços é realizado pela GSC Eventos Especiais e em 13 edições  recebeu cerca de 1 milhão de visitantes e inúmeros autores nacionais e internacionais. Em 2018, o festival recebeu o troféu de vencedor na categoria Cadeia Produtiva do Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2018. O prêmio realizado em sua terceira edição busca reconhecer e valorizar as empresas e institutos da cadeia produtiva, que investem em projetos de incentivo à leitura, promoção de novos leitores e consumidores de livros que são a garantia do futuro do livro e do seu mercado. As trocas de livros por ingressos terão início no dia 18 de março às 8h no escritório da GSC Eventos Especiais, localizada na Rua Prefeito Chagas, 305 – sala 308 – Centro – Poços de Caldas (MG). O Flipoços 2019 conta com o patrocínio do DME e Café Três Corações, com as entidades Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Embaixada de Portugal no Brasil e Instituto Camões. Mais informações podem ser obtidas no site www.flipocos.com e telefone 35 3697 1551.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s