A Ordem dos Fatores Ocultos é o quarto livro do poeta e multiartista Caco Pontes, que desta vez experimenta a construção de um percurso narrativo através de 21 poemas que mergulham numa jornada de delírio e expansão da consciência. As ilustrações do artista e designer responsável pelo projeto visual, Mohamed Suspeito, trazem recriações de arcanos maiores do tarot, reforçando o conceito místico e arquetípico proposto pela publicação, que teve sua edição realizada em parceria com a Editora Garupa (RJ), coordenada por Juliana Travassos.
Cada exemplar disponibiliza um cartão de memória que contém a versão sonorizada dos poemas, em referência aos “microchips do apocalipse” e pensando no acesso do público em sua diversidade, incluindo não leitores e pessoas com deficiência visual, ou baixa visão. Em breve será disponibilizado também nas principais plataformas de streaming e está em pauta o lançamento de uma pequena tiragem em fitas K-7.
Para ouvir, acesse: https://soundcloud.com/caco-pontes/a-ordem-dos-fatores-ocultos
O volume conta com textos de apresentação e posfácio dos poetas Claudio Willer e Marianna Perna, respectivamente, além de produção e acessibilidade de Maria Fernanda Carmo, através da plataforma criativa Panaméricas Diásporas.
Caco Pontes é poeta e multi-artista. Autor dos livros O incrível acordo entre o silêncio e o alter ego (Annablume, 2008), Sensacionalíssimo (Kazuá, 2013), Sociedade Vertical (Hedra, 2014) e A ordem dos Fatores Ocultos (garupa, 2019). Integrou o coletivo Poesia Maloqueirista, onde realizou diversas atividades interdisciplinares e editou a Revista Não Funciona, com difusão de cerca de 20.000 exemplares por todo o país. Publicou em antologias e coletâneas, participou de festivais literários no Brasil e no exterior (Argentina, Chile e México). Como performer já se apresentou ao lado de Arrigo Barnabé, Ava, BNegão, Karina Buhr, Siba, Juçara Marçal, Edgar, KL Jay, Elisa Lucinda e Lirinha. Produziu e lançou discos dos projetos literomusicais Baião de Spokens, Stereotupi e Verso Móvel Sound System. Criou performance-show para a Mostra Errática, programação que integrou a exposição “Tom Zé 80 Anos”, na Caixa Cultural SP. Concebeu e dirigiu o espetáculo “diaspOralidade”, reunindo artistas de Angola, Congo, Cuba e Síria (Museu do Ipiranga). Tem composiçōes em parceria com Alice Ruiz, Gustavo Galo, Jonathan Silva e Projetonave. Mais sobre o artista, acesse: cacopontes.net e @cacopontes (instagram/facebook).

Foto: Luiza Saad
Agenda:
Casa das Rosas
09/08 – 18h as 21h
Avenida Paulista, 37
Bela Vista, São Paulo/SP
*Acessível em LIBRAS
Sarau do Binho
12/08 – 21h as 0h
Espaço Clariô de Teatro
Rua Santa Luzia, 96
Vila Santa Luzia, Taboão da Serra/SP
Casa Porto
14/8 – 18h as 0h
Largo São Francisco da Prainha, 4
Saúde, Rio de Janeiro/RJ
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
24/08 – 14h as 17h
Rua Henrique Shaumann, 777
Pinheiros, São Paulo/SP
*Acessível em LIBRAS
Sarau da Cooperifa
10/09 – 21h as 23h
Bar do Zé Batidão
R. Bartolomeu dos Santos, 797
Jardim Guarujá, São Paulo/SP
Todos com entrada franca e livre