Resenha: ‘abraços negados em retratos’, de Simone Paulino. Por Jorge Antônio Ribeiro

downloadCor-de-rosa. A capa e as letras. Diferente. É um livro pequeno, cabe no bolso de um casaco, e curto, com poucas páginas. Mas avoluma-se muito a cada linha, a cada relato, a cada cena e a linguagem como que povoada pelo fermento das metáforas leva a narrativa para o que há de imenso nos pequenos e grandes momentos da vida. A mulher que mora na menina e a menina que ainda habita a mulher. Esses dois mundos concentrados em duas distintas partes apresentam-se então feito um poema em que as palavras se aquecem e se incendeiam para transformar-se em uma conflagração de lembranças, de cores e de perfumes.

Há dois polos nesta narrativa poética: o pai e a mãe, e em torno deles gira a teia tecida para revelar os venenos e os antídotos de uma existência que se lança feito uma explosão de imagens ao olhos do leitor.

O entrecho mostra a infância da narradora, passa por sua adolescência até chegar à idade adulta. Entretanto, estes diferentes momentos não se apresentam de forma linear; a narradora prefere os caminhos sinuosos do ir e vir e passeia pelas retas e pelas curvas da memória, pintando um quadro de comoção que acaba por se caracterizar como viagem em que ela e o leitor vão e voltam num jogo poético de busca e encontro.

Trata-se de um livro em que as palavras, o ritmo e as imagens mostram uma história que enternece e revelam o inusitado apetite e o desmedido amor que Simone Paulino tem pela linguagem.

★★★

Jorge Antônio Ribeiro, paulista de Botucatu, sempre gostou de escrever poemas e de contar histórias. Em 2011 publicou o livro de contos Esses dias pedem silêncio, pela Editora Edith e já participou de diversas antologias. Escreve para gozar, no melhor sentido que este verbo possa ter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s