Sobre LOID

jpeg1

 

O Livre Opinião – Ideias em Debate foi criado com o objetivo de proporcionar ao leitor matérias ligadas à Cultura em seu sentido mais amplo – toda e qualquer manifestação humana. A cultura debatida com Livre Opinião.

O site abrange ideias relacionadas nas áreas de Arte, Cinema, Literatura, Educação, Música e Sociedade, por meio de artigos, entrevistas e crônicas e resenhas contando sempre com a participação dos colaboradores.

RELIZAÇÕES – O Livre Opinião – Ideias em Debate já realizou diversas entrevistas, com nomes como de Ruy Castro, João Gilberto Noll, Paulo Lins, Marcelino Freire, Lourenço Mutarelli, Luiz Ruffato, Marçal Aquino, Santiago Nazarian, Carlos Didier, Luiz Roncari, o escritor português Almeida Faria, Marco Pezão, Luiz Alberto Mendes, o escritor moçambicano Mia Couto, Andrea Del Fuego, Isadora Krieger, Xico Sá, André Sant’Anna, ator e diretor teatral Marcelo Drummond, Milton Hatoum, Ignácio de Loyola Brandão, Luis Fernando Verissimo, filósofo político Wolfgang Leo Maar, Varneci Nascimento, Zeca Baleiro, Sacolinha, rapper GOG, Sérgio Vaz, de Cabo Verde, os escritores Corsino Fortes, Danny Spinola, Vera Duarte, Fátima Bettencourt; a cartunista Laerte Coutinho; cantores Tom Zé e Jorge Mautner; ator e diretor Caco Ciocler; dramaturgo Mário Bortolotto, cartunistas Arnaldo Branco, Fábio Moon e Gabriel Bá. O site também conta com a colaboração literária dos Autores Livres, como Aline Bei, Lucimar Mutarelli, Marina Filizola, Santiago Santos, Jorge Valentim, Marcelo Flecha, entre outros. Além da seção Poema Livre, em que a cada mês um poema de poetas de todo o país. Em se tratando de Literatura livre, o site criou o Selo LOID, tendo como objetivo disponibilizar trabalhos ou edições inéditas de novos e consagrados autores de forma totalmente gratuita. E tudo isso sem deixar de lado um projeto gráfico e uma editoração de qualidade. Pensando na facilidade de leitura para o público do site, foi inaugurado a Biblioteca Livre, onde é realizado download dos maiores clássicos da literatura, livros universitários e técnicos, tudo de graça.

FESTIVAL GAVETA LIVRE – O site também realizou, em 2015, o Festival Gaveta Livre. Literatura, teatro, desenhos, música. Tudo em um único evento, feito para festejar todas as artes. São Carlos foi palco da primeira edição do Festival Gaveta Livre. Como o próprio nome diz, a iniciativa é uma união do Espaço Gaveta – Centro Experimental de Artes e do site de cultura Livre Opinião – Ideias em Debate. Durante três dias, nomes como os de Andrea del Fuego, Luiz Bras, Isadora Krieger, Le Tícia Conde, Matheus Torres e Marcelino Freire participaram de mesas, lançamentos e recitais, tendo como homenageado principal o escritor Lourenço Mutarelli. Segundo o autor de O Cheiro do Ralo e O Natimorto, que esteve presente na mesa de abertura: “Ser lembrado pelo meu trabalho na literatura é uma emoção sem igual, sobretudo em uma cidade que tem um movimento universitário tão vigoroso”. O festival teve o apoio do Sesc e da Coordenadoria de Cultura da Universidade Federal de São Carlos (PROEX/CCULT).

 

Livre Opinião – Ideias em Debate
jornal.livreopiniao@gmail.com

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Livre Opinião – Ideias em Debate? É só seguir os perfis oficiais no Twitter, InstagramFacebook e Youtube. A cultura debatida com livre opinião

 

Anúncios